12. Democracia


A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga, durante o primeiro milênio antes de Cristo, onde as decisões governamentais eram tomadas através de grandes assembléias.
Apesar que nem todos os cidadãos gregos podiam votar: apenas os homens livres, sendo excluídos mulheres e escravos e a experiência da democracia grega tornou possível um sistema político onde o povo era soberano. O filósofo grego Aristóteles, na sua obra “Política”, classificou da seguinte maneira as formas de governar do tempo antigo:

Democracia – o governo de muitos;
Monarquia – o governo de um só,
Aristocracia – o governo dos nobres.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a Grécia e suas contribuições...

A cidade grega de Atenas passava por um processo de transformação política ao longo dos anos, quando em 621 a.C., o estadista e legislador Dracón estabeleceu um conjunto de leis escritas que dariam lugar às leis orais.
Sólon, o novo legislador, ampliou o leque de reformas políticas em Atenas a partir de 594 a.C., eliminou a escravidão por dívidas e resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada indivíduo, assim os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participação política. 
As elites agrárias não gostaram das mudanças e a instabilidade política do período deu espaço para a ascensão dos governos tirânicos.
Em 510 a.C., uma mobilização popular levou à ascensão política de Clístenes, incentivada pela retração dos direitos políticos de forma mais ampla. Os atenienses passaram a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus representantes políticos. Outra ação importante foi a medida de Clístenes que expulsa por dez anos qualquer indivíduo considerado uma ameaça ao governo democrático – um importante dispositivo que impedia o surgimento de novos tiranos em Atenas.
Apesar de tantas reformas, a democracia ateniense continuava excludente: apenas homens livres, maiores de 18 anos, com pai e mãe ateniense era considerado cidadão e possuía o direito ao voto.

A prática política democrática criada na Grécia foi absorvida nas instituições políticas da República Romana, que se expandiu para grande parte da Europa e do Mediterrâneo.

Agora vamos estudar um pouco sobre a democracia no Brasil. Pesquise, registre as respostas no caderno e depois no formulário (vou deixar uns links que pode consultar para te ajudar) https://www.todamateria.com.br/democracia-no-brasil/

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/brasil/a-historia-das-constituicoes-brasileiras.htm

1. Qual a legislação que garante um Estado Democrático no Brasil?

2. Quantas versões ocorreram dela no país? qual foi a última e quando?
3. Como funcionam as eleições no Brasil e escreva o que você descobriu. Ilustre sua pesquisa com desenhos ou colagens.

4. Busque nomes de mulheres que exercem cargos políticos no Brasil e escreva porque é importante que mulheres participem deste processo político.

Compartilhe:

7 respostas para “12. Democracia”

  1. Enzo de Campos Barros disse:

    Legal

  2. Maria Julia Prussak disse:

    legal

  3. vitória cristyna aparecida borges disse:

    fiz

  4. Isac gabriel de miranda ferreira disse:

    Eu gostei

  5. EDUARDA MENDES DE LIMA disse:

    GOSTEI

  6. Melina França Glauzer disse:

    Olá professora, não encontrei o link que a senhora disse que ia disponibilizar.

    1. Prof. Celeste Pedroni disse:

      Já coloquei…. obrigada por avisar!!!!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.