5. A Sétima Arte ??


Categories :

Luz, câmera… ação!

Seria difícil pensar a nossa vida hoje em dia sem os filmes e o cinema, não é mesmo? Com eles nos divertirmos em nossas horas vagas, nos transportamos para outro mundo, nos emocionamos com as mais variadas histórias, vibramos com nossos heróis e ficamos completamente aterrorizados com fantasmas e monstros de horror. Mas você sabe quando surgiu o cinema e os primeiros filmes?

A primeira exibição de cinema em toda a história mundial ocorreu no ano de 1895 na cidade de Paris, França, no Grand Café. Os organizadores dessa grande proeza foram os irmãos Auguste e Louis Lumière.

Filhos de um fotógrafo e industrial do ramo da fotografia, os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, a primeira câmera filmadora do mundo que registrava e reproduzia imagens em um anteparo.

Na primeira sessão de cinema, os irmãos Lumière exibiram 10 filmes com 40 a 50 segundos cada um. Os filmes até hoje mais conhecidos dessa primeira sessão foram “A saída dos operários da Fábrica Lumière” e “A chegada do trem à Estação Ciotat”, cujos títulos já retratam bem seus conteúdos.

A sessão inaugural do cinema acabou sendo um verdadeiro sucesso na França. Todos passaram a comentar e a querer ver a nova invenção.

UM POUCO DE HISTÓRIA…

As animações vêm desde o tempo das cavernas, com desenhos na tentativa de demonstrar, por exemplo, animais correndo. Com o passar dos anos, o homem foi desenvolvendo suas técnicas e, de simples desenhos que tentavam ilustrar o movimento, criaram-se engenhos que traziam movimento aos desenhos. Um exemplo é o Thaumatrope ou a Zoetrope, que buscavam burlar o olhar e mostrar movimento a desenhos estáticos.

Dá uma olhadinha que construção legal de THAUMATROPE

E aí? Muito bom né?

Bora lá fazer o nosso? Coloque toda a sua criatividade e peça ajuda de um adulto, sempre!!!

Criado com o Padlet
Amamos vocês, saudades!!!

6 thoughts on “5. A Sétima Arte ??”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *