13. Vídeo Arte ?


Categories :

A videoarte se inicia na década de 1960 com o Alemão Wolf Vostell e o sul-coreano Nam June Paik. Este formato de arte foi estimulado pelo lançamento da primeira filmadora portátil, em 1965. Muitos artistas ficaram animados com essa inovação e começaram a filmar coisas do seu cotidiano, performances e instalações, buscando novas formas de artes visuais.

Os artistas começaram a testar e experimentar os recursos midiáticos, gravando, editando, misturando elementos, explorando as luzes e cores, de forma diversa. Por esse motivo é difícil definir o que é vídeo arte.

Veja essa videoarte de uma artista brasileira chamada Lygia Pape

Essa obra é uma instalação onde há várias pessoas fazendo parte dela, está num lugar público onde diversas pessoas podem ver, mas, onde então entra a videoarte?

A artista explora o vídeo para gravar as cenas, “brinca” com o enquadramento e a perspectiva da câmera, mostrando a divisão, o que tem por cima do pano branco e o que tem por baixo.

Para realizar essa videoarte a artista teve que pensar na obra, os elementos necessários, às pessoas dentro dessa instalação, tudo isso faz parte de um roteiro, o que ela teve que pensar e se planejar para colocar a obra dela em ação. Além disso, ela teve que pensar qual seria o enquadramento ideal para que a obra tivesse o sentido que ela queria. Por fim, ela teve que pensar na trilha sonora, que é sempre um elemento importante para dar um sentido e um sentimento junto ao todo.

O campo de visão da câmera define aquilo que será visto pelo espectador. Trata-se do chamado “enquadramento”.

Se o enquadramento compreende um recorte do espaço registrado pela câmera, é importante chamar a atenção também para o fato de que, por vezes, algo que está fora do campo de visão da câmera também pode fazer parte da cena.

roteiro de cinema, ou script, lista todos os elementos (áudio, vídeo, ações, comportamento e diálogo) que são necessários para contar a história. Ele deve estar dividido em cenas e conter as indicações de ações e os diálogos.

Trilha Sonora e a Sonoplastia são os processos para criar, captar e manipular sons a fim de produzir efeitos sonoros para vídeos, filmes, teatro, rádio e outros e trabalhar a música quando necessária em um momento de suspense, felicidade. Já imaginou os seus filmes ou vídeos preferidos sem os efeitos sonoros que transmitem a experiência sensorial de cada cena?

Agora é sua vez!

Faça como Lygia Pape, crie um roteiro, pense no enquadramento e na trilha sonora e então faça sua videoarte, você pode usar a câmera do celular e o programa que preferir, faça como achar melhor, do seu jeitinho! Pense em uma cena, algo do seu cotidiano, algo que te afete de alguma forma, chame as pessoas que moram com você para participar, explore os elementos que seu ambiente e seus recursos te oferecem. Depois mostre para gente! Coloque no nosso painel abaixo!

Tamanho máximo 2 minutos.

Criado com o Padlet
SAUDADES!!!

8 thoughts on “13. Vídeo Arte ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *