6. Estado Democrático de Direito ?


Categories :

Vimos anteriormente como foram formadas as primeiras Democracias (revise no link abaixo).

Na atividade de hoje, veremos o que é, e qual a função do ESTADO dentro dessa forma de organização política. Em especial, o Estado Democrático de Direito brasileiro.

Mas então, o que é o Estado?

Podemos definir Estado como sendo um conjunto de instituições no campo político e administrativo, que organiza o espaço de um povo ou nação, ou seja, o Estado é a instituição governamental responsável por gerar leis de convivência dentro de um determinado território. Ele representa tudo aquilo que é  direito público dentro de um país.

Primeiro, para que possamos entender o papel do Estado, precisamos entender a separação dos poderes dentro dele: LEGISLATIVO, EXECUTIVO e JUDICIÁRIO. São poderes independentes entre si, e foram pensados de forma a garantir um Estado mais justo, democrático e igualitário para os cidadãos.

Poder LegislativoÉ o poder que estabelece as leis de um país.  Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos e Assembleias. Tem como função também fiscalizar o poder Executivo.

Poder Executivo É o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país. Nesse poder encontramos: a Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas. No município este poder está a cargo do Prefeito da cidade, já no estado fica a cargo do Governador.

Poder Judiciário Atua no cumprimento das leis. Tem o poder de julgar, interpretar e aplicar as leis. É composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros, representado por Tribunais, com destaque para o Supremo Tribunal Federal – STF.

Você pode estar se perguntando: mas então qual a função do povo dentro do Estado?

Os cidadãos têm funções muito importantes dentro da constituição do Estado. Como vimos, o Estado tem o papel de garantir justiça, democracia e igualdade para seus cidadãos, e com isso temos então a formação dos direitos do cidadão, assim como de seus deveres. Na imagem abaixo podemos observar alguns desses direitos e deveres:

Para conseguir garantir a justiça e igualdade dentro do território brasileiro, o Estado investe em diversos programas sociais. Esses programas têm como objetivos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente aqueles que vivem com baixa renda. Por exemplo: O Bolsa Família, o Programa contribui para o combate à pobreza/extrema pobreza de duas principais formas: transferindo por mês uma quantia em dinheiro diretamente para as famílias beneficiárias e acompanhando as famílias nas áreas de saúde e educação.

 

Agora, para firmar este conteúdo, que tal assistir um vídeo curtinho sobre O QUE É O ESTADO? 😉

9 thoughts on “6. Estado Democrático de Direito ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *