15. Você sabe qual é o tamanho e o peso da sua pele?


Categories :

Vamos estudar sobre o nosso maior órgão humano. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, pois tem função de regulação e imunidade, além da proteção contra agentes externos e controle de temperatura.

Assista esse vídeo com muitas curiosidades e informações sobre a NOSSA PELE.

A melanina é um pigmento biológico que dá cor à pele, pelos e olhos, desempenhando também papel protetor, pois filtra e absorve os raios ultravioleta. Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara será a pele.

Podemos classificar a melanina em dois tipos: eumelanina e feomelanina:

– Eumelanina: é um tipo de melanina de cor marrom a negra.

– Feomelanina: é um pigmento que varia do amarelo ao vermelho.

Agora, precisamos pensar um pouco, pois temos o habito de dizer que “somos todos iguais”, mas isso é uma mentira. Somos feitos da diversidade, somos diferentes em tantas maneiras e de tantos jeitos. Hoje iremos conversar um pouco sobre ser diferentes em nossa cor.

Há uma frase famosa do líder africano Nelson Mandela que diz que “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

Cabe a nós falar sobre racismo e as diferentes formas de discriminação racial que infelizmente ainda são comuns no Brasil. Por aqui, o racismo é algo enraizado na nossa cultura de tal forma que a sociedade está estruturada com base na discriminação, privilegiando raças como os brancos, em detrimento de outras, como negros e indígenas – é o chamado racismo estrutural. (também podemos falar dos amarelos)

Abolir essa prática discriminatória é algo complexo, mas que pode mudar se nos conscientizarmos das injustiças e da desigualdade social que existe no país, evitando assim que reproduzir padrões de preconceito racial tão arraigados em nossa sociedade.

1. Procure bom exemplos de como tratar pessoas com igualdade.

O respeito deve ser o mesmo com todos. Devemos evitar apelidos preconceituosos, tratamento desigual e falta de respeito. Responda em seu caderno as questões abaixo:

Quantas pessoas do seu convívio são negras ou indígenas? Consegue identificar quando alguém ou você sobre racismo? Você denuncia os casos de racismo que vê? Com quem conversa sobre isso?

A diversidade precisa estar presente em igualdade nos relacionamentos para sermos capazes de entender as dificuldades sofridas.

2. Apresente e celebre outras culturas

Livros, brinquedos, filmes, desenhos animados e músicas são excelentes maneiras de conhecer outras culturas. Leiam autores negros, assistam a filmes com protagonistas indígenas e escutem canções de artistas indianos, por exemplo. 

3. Tenha orgulho das origens

Tradicionalmente aprendemos a história do povo negro a partir da escravidão, ressaltando o papel intervencionista da Princesa Isabel na abolição. Contudo, precisamos ressaltam a cultura afro antes da escravidão. Há muito mais riqueza do que conhecemos.

“Aprenda sobre seus antepassado, sobre sua história e suas raízes. Orgulhe se de sua pele, do seu cabelo, dos seus traços, mas principalmente de toda riqueza cultural de um povo que teve sua origem numa terra distante, farta, rica, maravilhosa d

4. Seja antirracista 

O racismo costuma ser trabalhado apenas em datas comemorativas, nossa sociedade tem parte de sua formação com a cultura negra e indígena. Temos muitas contribuições destas culturas em nosso cotidiano.

Podemos buscar histórias ou brincadeiras que façam parte das culturas africana, indígena, chinesa ou indiana. Assim perceberemos o valor de ter uma cultura variada e de respeitar outras culturas e tradições.

Lembre que falar sobre racismo é importante, pois quanto mais se fala, mais a compreendemos.

5 thoughts on “15. Você sabe qual é o tamanho e o peso da sua pele?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *