24. Água e o seu ciclo ?


Categories :

A água é um recurso natural essencial para a existência de vida na Terra, bem como para o desenvolvimento da sociedade.

A água é, sem dúvidas, uma das substâncias mais importantes que conhecemos. Sem ela, a vida como concebemos hoje não seria possível, uma vez que todos os seres vivos apresentam água em sua composição, e diversas reações químicas só ocorrem em meio aquoso.

Além disso, não podemos nos esquecer de que vivemos em um planeta que se destaca pela grande quantidade dessa substância, a qual é encontrada no estado sólido,  líquido  e  gasoso. A seguir falaremos mais sobre a água, enfocando, entre outros aspectos, sua parte química, sua importância para todos os seres vivos, seu ciclo e a questão da água no planeta.

Composição da água

A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O). Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas moleculares

O ciclo da água representa a circulação da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, em diferentes estados físicos. Essa circulação acontece entre as águas dos oceanos, calotas polares, águas superficiais, águas subterrâneas e a atmosfera impulsionadas pela energia solar.

Em linhas gerais, a água presente na superfície terrestre, como nos oceanos, lagos e mares, sofre evaporação devido à ação do sol. O vapor eleva-se formando nuvens, que, devido às condições atmosféricas, sofrem condensação precipitam, podendo ser em forma de chuva, neve ou granizo. A água precipitada volta à superfície, escoando para os diversos cursos d’água, infiltrando-se por meios dos poros e fissuras presentes no solo e abastecendo os reservatórios subterrâneos, como os aquíferos. A água que não alcança a superfície, ficando retida na vegetação, sofre o processo de evaporação e retorna à atmosfera.

Usando uma expressão que tem a ver com o tema, seria “chover no molhado” dizer que a água é essencial para a nossa vida. Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, não é apenas o desenvolvimento econômico-social e a nossa rotina que ficam comprometidos, mas também a nossa própria sobrevivência. Só existimos porque há água na Terra. Por isso, a disponibilidade desse recurso é uma das principais questões socioambientais do mundo atual. De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas ONU,  cerca de 3 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial – sofrerão com a escassez de água. “Se a média de consumo global não diminuir, o cotidiano da população pode ser afetado drasticamente, inclusive no Brasil”.

Para entendermos mais sobre o ciclo da água construiremos um terrario. Mas não esqueça de registrar em seu caderno, pois em duas quinzena usaremos suas anotações.

Criado com o Padlet

11 thoughts on “24. Água e o seu ciclo ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *