O nome “O Quintal” foi escolhido por representar um espaço onde a criança tivesse a oportunidade de aprender, testar seus limites, transpor desafios a partir da convivência com o outro e com a natureza de maneira lúdica e livre, podendo se expressar da maneira como é.
Ele foi a realização de um sonho de três estudantes de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas: Mariângela Pagani Fazano, Maria Luíza Anzuino Carrara e Terezinha Valdicila Parducci Rosati, de construir um espaço no qual as crianças pudessem crescer desenvolvendo suas potencialidades, brincar e ser feliz. Tornou-se realidade em julho de 1983, porém, funcionava em um imóvel na Rua Araçatuba, 375, no Trujillo. Em 1989 deu-se a construção de um novo prédio adaptado para a atividade escolar e a filosofia das fundadoras. Para dar continuidade neste sonho foi adquirida uma área de 4.000 metros, na Avenida 9 de Julho, assim nasceu o “O Quintal”, onde funciona até hoje. Encerraram as atividades em 2007.
O imóvel foi comprado pela Prefeitura Municipal e estava em funcionamento desde 2014.
O Projeto de Lei nº 324/2014 de autoria do Vereador José Francisco Martinez promulgou:
Art. 1º “O Quintal”, Centro de Educação Infantil nº 102, localizado na Avenida Nove de Julho, nº 585, na Vila Barão, nesta cidade, fica denominado “Professor Ney Oliveira Fogaça”
Foi a 17ª creche inaugurada pelo atual prefeito Antonio Carlos Pannunzio, no seu atual mandato e a escola foi inaugurada em maio de 2015.

O Quintal é uma escola do tamanho da imaginação de cada criança.

Uma escola cheia de histórias e sonhos, que acredita que experiências realizadas na simplicidade do chão de terra batida são para a vida inteira.

Uma escola que acredita que apenas o conhecimento é capaz de transformar as pessoas e o mundo.


Compartilhe: