3. Carta x E-mail


Categories :

Olá pessoal, como vocês estão? Esperamos que estejam todos bem!

 

Hoje vamos conhecer um pouco mais os Gêneros Textuais: Carta e E-mail.

Vamos começar com o que veio primeiro: a Carta! 

Por definição Carta é um texto usado para se comunicar com outra pessoa em que, a pessoa que envia a Carta é conhecida como remetente e a pessoa que a recebe é conhecida como  destinatário.

Esse meio de comunicação foi eficaz durante muito tempo, mas com todas as mudanças que aconteceram no mundo nos últimos anos, a Carta acabou sendo repensada e adaptada para os dias atuais.

Se antes quem levava a carta do remetente ao destinatário era o carteiro, por exemplo, hoje esse percurso acontece graças à internet e através da ferramenta de E-mail. Essa por sua vez tem essencialmente o mesmo princípio da Carta: de remetente e destinatário. 

Como a intenção da carta é sempre a de se comunicar ou comunicar algo, ela terá várias finalidades como: carta aberta, uma mensagem pessoal ou de trabalho, entre outras. Assim a principal característica da carta pessoal é que ela não segue um modelo pronto. Entretanto, não significa que ela não tenha suas peculiaridades, que é: quando em meio físico (aquela que o correio leva de uma pessoa para outra) exibe no topo a data em que foi escrita, a saudação inicial e o selo da empresa e a data do despacho (esses dois últimos já não são tão comum hoje em dia,  quanto já foi)

 

Já no  meio eletrônico (aquela que é usada na troca de e-mails) traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. O corpo do texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito e seus programas também facilitam o armazenamento da mensagem.

 

Olha só essas imagens que mostram um exemplo de carta pessoal e de e-mail:

 

E por um acaso vocês já receberam, alguma vez na vida de vocês, uma Carta ou um  E-mail?

Não?

Ah então vamos relembrar um pouquinho do Gênero Carta e conhecer bem de pertinho o E-mail. Depois a gente decide o que vai fazer com eles, ok? Boraaaaa!!!!

Olha só como é na prática…

12 thoughts on “3. Carta x E-mail”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *