10. A religião e a formação dos povos – Politeísmo e Monoteísmo ????‍?


Categories :

O papel das religiões e da cultura, para a formação dos povos antigos, diz respeito ao desenvolvimento de seus valores éticos. Ao longo do tempo as civilizações antigas foram estabelecendo sua identidade cultural e também religiosa, facilitando seu reconhecimento por povos de sua época e pelas civilizações posteriormente surgidas. A religião sempre foi marcada por crenças, mitos e simbolismos.

Politeísta

Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração.

O politeísmo se espalhou pelo mundo antigo e em muitas culturas antigas existiu a prática do politeísmo e seus deuses tinham características humanas (antropomorfismo) e funções específicas, como:

Grécia e Roma antigas, onde havia um intrincado sistema mitológico e diversas divindades que interferiam nas atividades humanas (mitologia grega): Zeus, Hera, Atena, Poseidon, Ares, Apolo, etc.

Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas que conquistara (mitologia romana): Júpiter, Juno, Minerva, Netuno, Marte, Apolo, Vênus.

Egito antigo os deuses tinham formas híbridas de objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido e que era a base de sua cultura. Os faraós eram as personificações de deuses na terra e seus deuses eram o sol (Amon-Rá), a fertilidade (Isis), a fecundidade (Osíris) e outros.

Monoteísta

Doutrina religiosa que defende a existência de uma única divindade. O monoteísmo, para o Judaísmo, Cristianismo e Islã, tem em comum a mesma fonte, a Bíblia. Igualmente reconhecem Abraão como o pai comum de todas elas. Por isso, essas religiões também são chamadas como abraâmicas ou religiões do Livro. Para o Islã, Abraão é chamado Ibrahim, e do seu filho com a concubina Agar, Ismael, descendem os muçulmanos.

4 thoughts on “10. A religião e a formação dos povos – Politeísmo e Monoteísmo ????‍?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *