101º #DESAFIO – A vida na pré-história


Categories :

OLÁ PESSOAL 

Neste #DESAFIO vamos aprender sobre a vida na pré-história e conhecer como ela foi aqui no Brasil. Vamos usar o nosso livro – BURITI MAIS HISTÓRIA. 

PRÉ- HISTÓRIA NO BRASIL

Chama-se pré-história brasileira ou período pré-cabralino, o momento para a história do Brasil antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral, em 1500.

A presença humana no território hoje ocupado pelo Brasil data de 12 mil anos, conforme evidências arqueológicas.

Os habitantes da pré-história brasileira são divididos em três grupos: caçadores-coletores, povos agricultores e povos do litoral.

FONTE – https://www.todamateria.com.br/pre-historia-brasileira/

Luzia: curiosidades sobre o fóssil da mulher mais antiga das Américas

1. A mulher mais antiga das Américas?

Estima-se que o fóssil possuía de 12 500 a 13 000 anos e, por isso, foi considerado como a mulher mais antiga das Américas e também a primeira brasileira.

2. Por que Luzia?

O fóssil foi nomeado pelo biólogo brasileiro Walter Alves Neves, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), que se inspirou em outro fóssil, Lucy, encontrado na Etiópia em 1974, de 3,5 milhões de anos.

3. Quando foi encontrado?

Luzia foi encontrada no começo dos anos 1970, por uma missão arqueológica realizada por Brasil e França. O crânio estava entre as escavações realizadas na Lapa Vermelha, localizada em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). 

4. Como era Luzia?

Em 1999, o antropólogo britânico Richard Neave, da Universidade de Manchester, fez uma reconstrução de como seria o provável rosto de Luzia. Na ocasião, o que mais intrigou os pesquisadores foi a origem do crânio.

5. Da onde veio Luzia?

Os traços de etnias negras de Luzia possibilitou averiguar que o continente americano foi ocupado por quatro fluxos migratórios. Três compostos por populações de origem mongol, geneticamente semelhantes às tribos indígenas atuais; e um quarto fluxo migratório de não mongóis, com características similares as dos africanos e dos aborígines da Austrália.

FONTE – https://www.brasildefato.com.br

AGORA É COM VOCÊ

19 thoughts on “101º #DESAFIO – A vida na pré-história”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *