4. Desigualdade de gênero???⚖??


Categories :

Precisamos entender que a desigualdade de gênero dentro da humanidade e nas relações sociais, seja no mercado de trabalho, na divisão de tarefas domésticas e até mesmo em escolas, é desfavorável a alguns. Muito raro encontrar mulheres que nunca foram vítimas da desigualdade de gênero em algumas situações.

Por mais que a desigualdade de gênero esteja presente no dia a dia, ela pode ser difícil de ser identificada ou confrontada. Por isso, confira o nosso post sobre esse tipo de preconceito e entenda melhor sua origem, as causas e formas de combater a desigualdade de gênero.

O que é desigualdade de gênero?

Assim como outros tipos de preconceito, a desigualdade de gênero é uma discriminação social que prioriza o gênero masculino em detrimento do feminino, isto é muito forte em nossa sociedade devido ao machismo e ao patriarcado, que colocam o homem como superior em diversas relações sociais, que vão do trabalho até a estrutura familiar.

Desde crianças, somos ensinados a diferenciar os gêneros de acordo com o sexo: enquanto meninos  jogam bola, meninas brincam de casinha. Mesmo que essa diferenciação não signifique, necessariamente, um preconceito, ela evidencia que, na sociedade em que vivemos, as funções sociais também são determinadas pelo gênero.

Além disso, mesmo que a constituição preveja que todos são iguais perante a lei, essa máxima não é respeitada em diversas situações – por isso, a necessidade de um movimento que exija que os direitos da mulher sejam cumpridos.

Vejamos alguns infográficos

As mulheres brasileiras estudam mais que os homens e trabalham mais horas nos afazeres domésticos, mas ainda recebem salários menores e têm menos cargos de poder.

É o que mostra um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (7) referente aos anos de 2015 e 2016.

Para começar, a taxa de frequência média no ensino médio é dez pontos percentuais mais alta entre mulheres do que entre homens. Elas também têm maior proporção de formadas no ensino superior: 23,5% entre as brancas e 10,4% entre as negras.

Do total de homens e mulheres, em geral elas trabalham 18,1 horas por semana em afazeres domésticos e eles, 10,5.

No mercado de trabalho, a média salarial dos homens é de 2.306 reais, enquanto a das mulheres é de 1.764 reais. 

Qualquer forma de desigualdade afeta profundamente as relações sociais e impedem um traço imperativo dos avanços sociais que prezam pela liberdade, pela igualdade, pela democracia e pela garantia de direitos.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer o valor da mulher em nossa sociedade, que tem o mesmo peso e a mesma importância que o do homem. É preciso, acima de tudo, tratar a mulher com respeito e garantir a ela a equidade necessária para o seu pleno desenvolvimento social. Somente assim é possível ter-se uma sociedade amplamente democrática.

Responda em seu caderno:

Como uma sociedade pode ser democrática se não há tratamento igual entre mulheres e homens?

Mais profundo que igualdade é a equidade: como ter uma sociedade democrática sem respeitar as singularidades femininas?

5 thoughts on “4. Desigualdade de gênero???⚖??”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *