79° #DESAFIO – Estudando o município


Categories :

NOSSO MUNICÍPIO

Sorocaba, a cidade grande do interior paulista

Sorocaba é um município do estado de São Paulo é a quarta cidade mais populosa do interior paulista.

Localizada a apenas 100 km da capital, o município faz parte do considerado Complexo Metropolitano expandido, junto à Campinas e a Baixada Santista.

Considerado um importante polo industrial do Brasil, sua economia baseia-se principalmente no setor industrial, de comércio e de serviços.

História de Sorocaba

A primeira citação ao nome “Sorocaba” vem de 1654, quando o capitão Baltasar Fernandes e sua família se instauraram na região e fundaram o povoado que recebeu este nome.

A palavra é de origem tupi-guarani e pode ser interpretado como “terra rasgada” ou “lugar da rasgadura”.

Em 1661, a região foi elevada a vila e passou a ser chamado de Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Foi somente em 1842 que Sorocaba ganhou esse nome oficialmente e passou para a categoria de cidade.

Mesmo antes de ser considerada uma cidade, Sorocaba se tornou um importante polo econômico do país, tendo uma posição estratégica entre comerciantes do Norte, Nordeste e Sul

A região rapidamente se tornou uma parada obrigatória para os tropeiros. Outro fato importante que marca a história da cidade são as Feiras de Muares.

Por sua localização e importância comercial, o município se tornou sede desse tipo de feira que era caraterizada pela venda e troca de animais.

Com o tempo, as feiras foram se desenvolvendo e ampliando os tipos de produtos comercializados. Sorocaba se tornou referência na produção de algodão, redes, facas, peças para montaria e até doces.

Para facilitar o transporte das mercadorias, em 1875 foi inaugurada a Estrada de Ferro Sorocaba, que acabou por dar ainda mais renome ao setor industrial da região.

Foi também nessa época que que Sorocaba ganhou destaque no estado de São Paulo no quesito ensino. Mesmo que as escolas já estivessem presentes desde a formação do povoado com os Beneditinos, foi a partir de 1830 que o tópico se tornou importante para os cidadãos do município.

Na época, esse impulso crescente de instituições de ensino deu origem a segunda alcunha de Sorocaba: “Cidade das Escolas e das Indústrias”.

fonte – http://www.memorialsorocaba.com.br/historia-de-sorocaba/

agora é com você

NESTE #DESAFIO VOCÊ VAI TESTAR OS CONHECIMENTOS COM UM JOGO E REGISTRAR AS SUAS REFLEXÕES NO FORMULÁRIO:

 

NO 83º #DESAFIO VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO CONTANDO MAIS DETALHES SOBRE A NOSSA HISTÓRIA SOROCABANA. 

19 thoughts on “79° #DESAFIO – Estudando o município”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *