AULA 7 – ESCULTURA


Categories :

OLÁ PESSOAL! 

 

Você já ouviu falar de escultura?

ESCULTURA 

Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Fonte: Wikipédia

Os materiais utilizados para criar esculturas podem ser: a argila, a madeira, o barro e para objetos mais duráveis, o bronze e o mármore. Também é possível usar outros objetos para criar  esculturas como materiais recicláveis, papéis, etc.

Uma escultura pode ser criada para representar uma ideia utilizando formas abstratas, ou então reproduzindo algo da realidade, objetos ou seres vivos.

 

Na nossa cidade de Sorocaba, temos algumas esculturas na cidade, uma que se utiliza de círculos para representar uma ideia, e outra que representa uma bicicleta. Vamos conhecê-las:

Obra: Criação e Criatura 
Artista: Chico NiedzielskiLocal: Parque das ÁguasO círculo é Deus e a Criação é a realização. É isso o que simboliza a grande escultura vermelha que chama a atenção de quem passa pelo Parque das Águas, à margem da Avenida Dom Aguirre, segundo o artista Chico Niedzielski, seu autor.Produzida em aço, levou cerca de quatro meses para ficar pronta e pesa aproximadamente 80 toneladas. Cada arco tem 38 milímetros de espessura e 12 metros de diâmetro, garantindo a sustentação da escultura. O artista explica que a inspiração veio do fascínio pelas formas esféricas, por parte do ser humano, a eternidade do tempo e a infinitude do espaço, desde a história antiga.

Fonte: http://sorocaba.cidadeinterativa3d.com.br/galeria/parque-das-aguas-2/?cbg_tz=180

Obra: Bicicleta
Artista: Gilberto Salvador
Local: Avenida Dom Aguirre, na altura do Terminal São Paulo, Sorocaba
Ficha Técnica: Fibra de vidro e resina goffrato. 2,80m x 0,70m x 13,00m – pesa 1 tonelada“O que me surpreendeu quando eu vim para cá pela primeira vez foi a ciclovia. Eu achei que minha escultura poderia fazer essa interface com esse equipamento da cidade”, conta o artista, sugerindo que, simbolicamente, a obra represente o “marco zero” da malha cicloviária da cidade, atualmente estimada em 115 quilômetros lineares. Fonte: https://fgs.org.br/bicicleta/

 

Nas nossas aulas de arte conhecemos o incrível Leonardo da Vinci que criou, pintou, inventou tantas coisas, e também fez esculturas com diversos materiais. 

Nesta aula você também terá a oportunidade de criar. Desta vez a sua criação será uma escultura usando materiais que você encontra na sua casa: materiais recicláveis, papéis, tinta… a sua imaginação será o limite! 

 

Você criará uma escultura de material reciclável.

LEIA OS MATERIAIS E DICAS ANTES DE FAZER SUA PRODUÇÃO:

 

SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA SUA ESCULTURA 

ITENS QUE VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR NA SUA CASA:

  • TAMPINHAS DE GARRAFA;
  • GARRAFA PET;
  • CAIXA DE PAPELÃO (CAIXA DE SAPATO, CAIXINHA DE PASTA DE DENTE, CAIXINHA DE SABONETE, EMBALAGENS VARIADAS).
  • LÁPIS DE COR, CANETINHA, GIZ DE CERA, TINTA, FITA ADESIVA/CREPE, COLA, ETC.

 

DICAS  IMPORTANTES PARA SUA ESCULTURA:

💡 ESCOLHA UM LOCAL QUE SEJA DE FÁCIL LIMPEZA, CASO PINGUE TINTA OU COLA, SEJA POSSÍVEL LIMPAR.

💡 PROTEJA SUA ROUPA, USANDO UMA CAMISETA MAIS VELHA.

 💡 SE USAR TINTA E PINCEL, FAÇA A LIMPEZA DOS PINCÉIS, SEPARE UM PANO SECO E UM POTINHO COM ÁGUA. TODA VEZ QUE VOCÊ MUDAR DE COR, LIMPE SEU PINCEL E SEQUE.

 

Depois de montar sua obra, deixe que ela seque e faça os acabamentos. Você pode utilizar canetinha para fazer contornos, colar barbante ou fita. Use a criatividade. 

 

Sugestão de escultura: assista ao vídeo para aprender a fazer uma escultura de gato utilizando garrafa PET, jornalzinho picado e cola.

 


 

UM BEIJO DAS PROFESSORAS

15 thoughts on “AULA 7 – ESCULTURA”

  1. Essa atividade é muito legal! Usem a criatividade, ou então aproveitem o vídeo do gatinho para fazer a escultura de vocês. Caprichem!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *