11. Entendendo os alimentos ???


Categories :

Depois de escutar a Drª Camila, ninguém duvida que existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

A definição de ALIMENTO é que toda substância sólida e líquida que, levadas ao tubo digestivo, são digeridas e depois usadas para formar ou manter os tecidos do corpo, regular processos orgânicos e fornecer energia. 
Não existe alimento perfeito, ou seja, nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia. Também existem alimentos que só nos fornecem calorias vazias são concentrados em certas substâncias que se transformam apenas em energia, como é o caso das bebidas alcóolicas e refrigerantes.

NUTRIENTES são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento.

MACRONUTRIENTES são os nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades e que são amplamente encontrados nos alimentos. São especificamente os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

CARBOIDRATOS são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo, evitando que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia, pois quando isso ocorre, há comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos.
Os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os simples são moléculas menores de carboidratos e estão presentes em alimentos como o açúcar e o mel. Podem também ser resultados da digestão dos carboidratos complexos. Os carboidratos complexos são moléculas maiores, que levam mais tempo para serem absorvidas, já que, antes disso, precisam ser transformadas em carboidratos simples. Estão presentes nos pães, arroz, milho e massas.

GORDURAS  são os principais fornecedores de energia, além dos carboidratos. Também são responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção de algumas vitaminas ( A, D, E e K) e produzir uma sensação de saciedade depois das refeições.

PROTEÍNAS são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Ainda fazem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico corporal. Quando necessário são convertidas em glicose para fornecer energia.
O excesso de consumo de proteína pode causar prejuízos, como a sobrecarga de trabalho no fígado e nos rins, aumento da excreção de cálcio e de outros minerais. O excesso de calorias na forma de proteínas se transforma em gordura , sendo depositada nos tecidos. 

Alimentos, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com

8 thoughts on “11. Entendendo os alimentos ???”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *