119º #DESAFIO – Biosfera – Ambientes do Planeta Terra

2º ano

Categories :

OLÁ PESSOAL

O que é biosfera?

O que é Ecosfera?

Quantos ambientes tem a Terra?

O que é Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera?

No nosso planeta Terra existem três tipos de ambientes essenciais:

  • Litosfera

  • Hidrosfera

  • Atmosfera

O conjunto desses ambientes forma a Biosfera, também conhecida por Ecosfera. Fazem parte da Biosfera todos os ambientes que existem em nosso planeta.

A litosfera é a camada da Terra formada pelas rochas e pelo solo. Também chamada de crosta terrestre, é um ambiente que constitui a superfície sólida do planeta, desde o topo da mais alta montanha até o ponto mais fundo dos oceanos. Este ambiente é composto por rochas e minerais. De acordo com o solo e a região do nosso planeta, podemos ter vários tipos de ambientes, como:

  • SAVANAS 

  • FLORESTAS

  • DESERTOS

  • TUNDRAS 

  • CAMPOS

A hidrosfera é a camada da Terra formada por água. Esse ambiente ocupa cerca de 70% da superfície do planeta e inclui os mares, oceanos, rios, lagos, toda água embaixo da terra e até as geleiras polares. A hidrosfera, é um ambiente em constante modificação. Os oceanos estão em constante movimento, as correntes marítimas e as marés podem levar uma garrafa plástica de um continente a outro em apenas algumas semanas. É o ambiente mais prejudicado pela poluição causada pelo homem.

A atmosfera é a camada da Terra formada pelos gases. O ar é o componente principal desse ambiente, composto basicamente por dois tipos de gases (o oxigênio e o nitrogênio), contendo também pequenas frações de vapor d’água e outros gases. A Atmosfera também está em constante modificação. Os ventos espalham os gases da atmosfera por todo o planeta e a poluição de um continente pode afetar outro em apenas alguns dias.

Um bom exemplo é o solo do deserto do Saara, que tem uma camada de areia, que é levada pelo vento, cruzando o oceano atlântico até cair na floresta Amazônica como uma poeira fina e branca.

AGORA É COM VOCÊ

16 thoughts on “119º #DESAFIO – Biosfera – Ambientes do Planeta Terra”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *