128º #DESAFIO – Como você se localiza?


Categories :

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Conta aí, como você se localiza?

IMPORTÂNCIA DOS MAPAS

Você sabe qual é a função e importância dos mapas?

Apesar de serem praticamente imprescindíveis em nossas vidas, muitas pessoas não conseguem entender a importância dos mapas. Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.

Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

 

fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm

Diante disso, a seguir as principais utilidades dos mapas:

LOCALIZAÇÃO: através dos mapas, podemos nos situar sobre os diferentes lugares do mundo, descobrir a rota de um determinado percurso a ser realizado ou descobrir onde nos encontramos caso estejamos perdidos (principalmente se conhecermos as coordenadas geográficas).

COMUNICAÇÃO: como já afirmamos, os mapas são uma forma de comunicação. Através deles podemos dizer e descrever o espaço onde vivemos.

CONHECIMENTO: os mapas podem ser lidos, pois representam uma forma de linguagem. Sendo assim, além de simplesmente localizarem os pontos da Terra, podem caracterizá-los, designando os seus significados através de cores e símbolos que devem ter os seus conteúdos expressos na legenda. Assim, observando os mapas, podemos aprender sobre várias coisas, como as vegetações do mundo, os índices de urbanização, entre outros incontáveis fenômenos terrestres.

MEDIR DISTÂNCIAS: com os mapas, podemos calcular algumas distâncias, fazendo o uso da escala, que é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada.

 
fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm

Importante

O mapa é uma representação reduzida de um espaço. Ele serve para ajudar com a localização de lugares. Para ser um mapa, ele precisa transmitir informações e ter 3 elementos fundamentais:

· Título (nome do mapa);

· Escala (o tamanho do mapa);

· Legenda.

Agora é com você:

USE MÁSCARA

18 thoughts on “128º #DESAFIO – Como você se localiza?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *