13. Festa Junina em nosso Estado- Uma tradição caipira??‍?


Categories :

Comida típica, fogueira, quadrilha e fogos de artifício são alguns dos elementos tradicionais das festas juninas que podem ser encontrados em diversas partes do país. Seja em um grande evento na cidade, uma quermesse no salão da igreja ou um arraiá da família, eles estão comumente presentes nos festejos do mês de junho, que tem raiz histórica nos rituais de celebração das colheitas. A festa milenar, no entanto, foi se transformando ao longo dos anos, mas se manteve como uma manifestação cultural da relação do homem com o campo.

A festa junina é uma festa enraizada na cultura brasileira, que tem o alimento como um importante elemento de identidade, e muitas das quermesses, por exemplo, não estão mais associadas aos santos católicos, mas, sim, à comida típica que representa a memória coletiva do nosso povo.

Uma receitinha junina que adoro,  essa receitinha é igual a que minha mãe fazia, um Arroz Doce. Bora lá ver a receitinha aqui.

As bandeirinhas  e a mudança cultural

As procissões que levavam a imagem de São João, e de outros santos, as banhavam em rios, cachoeiras ou mar. Essa era uma tradição de origem ibérica que veio ao Brasil junto com os portugueses. Em muitos lugares, o ritual era feito com bandeirolas coloridas com as imagens dos três santos homenageados nas festas juninas e com frases com significado religioso. 

Com o decorrer do tempo, essas bandeirolas adentraram aos salões das festas, perderam tamanho e ganharam cores. Viraram as famosas bandeirinhas que enfeitam as festas juninas.

Um dos principais símbolos das festas juninas, as bandeirinhas inspiraram um famoso artista no Brasil. Marca registrada do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, as bandeirinhas estão presentes nas suas telas mais conhecidas. As principais características das suas obras foram o uso de muitas cores e a mistura do abstrato e formas geométricas. O seu estilo único deu-lhe a fama e o Prêmio de Melhor Pintor Brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo.

Veja alguns quadros que ele fez inspirado nas bandeirinhas:

Criado com o Padlet

Trajes Juninos

Nem mesmo as fantasias caipiras são unanimidade no País. No Rio Grande do Sul as pessoas também costumam usar trajes típicos gaúchos. Aliás, a vestimenta gaúcha para mulheres é chamada de “prenda”, mas este nome, em São Paulo, é dado aos brindes conquistados nas brincadeiras juninas.

Nos estados do Sudeste, as festas juninas também são chamadas de “quermesses”. Além das comidas típicas feitas a partir do milho e do amendoim, ainda incorporam outros alimentos, como pizza, pastel e cachorro-quente. Há barracas com brincadeiras, como argolas e pescaria, por exemplo. A música principal é o sertanejo, seguido do forró. A dança encena a quadrilha e o “casamento caipira”, com roupas e trejeitos baseados no imaginário interiorano, principalmente dos estados de Minas Gerais e São Paulo. As festas costumam ser promovidas por escolas, igrejas e outras instituições, tanto com o objetivo de arrecadar fundos quanto para reunir a comunidade.

USE MÁSCARA

5 thoughts on “13. Festa Junina em nosso Estado- Uma tradição caipira??‍?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *