14. Pirâmide Alimentar ?


Categories :

Você já ouviu falar nos alimentos energéticos, construtores e reguladores? O nome pode até não ser usual, mas esses três grupos alimentares com certeza fazem parte do seu dia a dia! Nós estamos falando de nada mais, nada menos do que toda a composição da pirâmide alimentar. Já sabe o que isso significa né? Todos os carboidratos, proteínas, vitaminas, vegetais e sais minerais estão incluídos. Mas cada um desses elementos pertence a um grupo específico

O primeiro nível da base da pirâmide é formado pelos alimentos energéticos. Eles ocupam essa posição justamente por serem os grandes fornecedores da nossa dose diária de energia. Sem eles não poderíamos realizar atividades físicas comuns. No processo da digestão, por exemplo, os energéticos são os que se transformam em glicose e em energia.

Os reguladores são responsáveis por regular todas as funções do nosso organismo. Ajudam a manter o corpo em equilíbrio, mantem as  funções orgânicas e são fontes de nutrientes superimportantes. O grupo é composto por alimentos de origem vegetal, como frutas (banana, laranja, maçã, uva, pera, mamão, limão e mais), verduras e hortaliças (como rúcula, alface, couve, repolho) e legumes (cenoura, quiabo, vagem, beterraba etc.).  A escassez desses alimentos pode acarretar falta de memória, enfraquecimento de unhas e cabelos e problemas semelhantes.

Os alimentos construtores se destacam pela responsabilidade de manter o organismo funcionamento corretamente, por fortalecer e regenerar os tecidos musculares, cuidar do sistema imunológico, ajudar a cicatrizar ferimentos e muito mais.  O grupo é composto principalmente por proteínas, e dentre a imensa lista de alimentos que as representam podemos citar carnes, peixes, frango, tofu, ovos, leite e seus derivados – como iogurtes e queijos -, e todas as leguminosas, como soja, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

7 thoughts on “14. Pirâmide Alimentar ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *