13. Desvendando a fundo os processos do ciclo da água ?


Categories :

Você saberia responder? Vamos entender um pouco mais os processos do ciclo da água.

Vaporização ou Evaporação: água mudando de liquido para gás ou vapor

É o processo pelo qual a água se transforma de um liquido em um gás ou vapor. A evaporação é a forma primária pela qual a água muda de liquida de volta para o ciclo da água como vapor de água na atmosfera. Estudos têm mostrado que os oceanos, mares, lagos e rios fornecem aproximadamente 90% da umidade de nossa atmosfera via evaporação, com os remanescentes 10 por cento vindo da transpiração das plantas e animais que chamamos de evapotranspiração.

Calor (energia) é necessário para que a evaporação ocorra. A energia é usada para quebrar os laços que seguram as moléculas de água juntas, e esta é a razão de porquê a água se evapora facilmente no ponto de ebulição (100°C, 212°F), mas se evapora muito mais lentamente abaixo desta temperatura. O processo de evaporação remove o calor do meio ambiente, razão pela qual a água que evapora de sua pele resfria você.

A evaporação e o ciclo da água

A evaporação dos oceanos é a primeira forma do movimento da água na atmosfera. Na grande área dos oceanos (mais de 70% da superfície da Terra é coberta pelos oceanos) ocorre a evaporação em grande escala, a quantidade de água evaporada é aproximadamente a mesma da água que retorna para a Terra como precipitação (chuvas). Entretanto a maior parte da água que evapora dos oceanos cai de volta nos oceanos como precipitação, Somente aproximadamente 10% da água evaporada dos oceanos é transportada por sobre a terra e cai como precipitação. Uma vez evaporada, uma molécula de água gasta ao redor de 10 dias no ar.

Condensação ou Liquidação: A água mudando de vapor para líquido

A condensação é o processo pelo qual o vapor de água se transforma novamente em água, é importante porque ele forma as nuvens que causam as precipitações (chuvas), que são a maneira da água retornar para a Terra. A condensação é o oposto da evaporação. Também é responsável pela cerração, (quando você está na rua e parece que uma nuvem desceu no chão) ou quando seus óculos embaçam ao sair de um aposento frio para fora em um dia úmido e quente, assim a água corre pela parte externa de um copo, e assim a água de dentro de sua casa escorre pela janela em um dia frio.

Condensação do ar

Mesmo que não haja nuvens em um dia claro de céu azul, a água ainda assim está presente na forma de vapor de água e gotinhas que podem ser muito pequenas para serem vistas. As moléculas de água se combinam com minúsculas partículas de sal e fumaça no ar para formar gotinhas nas nuvens, que crescem e se desenvolvem nas nuvens. Conforme as gotinhas se combinam com as outras e crescem em tamanho, as nuvens se desenvolvem e as precipitações podem ocorrer.

Precipitação: A liberação das águas das nuvens

A precipitação é água liberada das nuvens na forma de chuva, granizo, neve ou saraiva. É a forma principal da água que está na atmosfera retornar para a Terra. A maior parte da precipitação cai como chuva.

Como se formam os pingos de chuva?

As nuvens que flutuam lá encima contém vapor de água e gotas de chuva que são muito pequenas para cair como precipitação, mas grandes o bastante para formar nuvens visíveis. A água está sendo continuamente se evaporando e condensando no céu. A maior parte da água condensada não cai como precipitação, pois correntes de ar para cima suportam as nuvens. Para a precipitação ocorrer, primeiramente pequenas gotinhas de água devem se condensar e combinar para produzir um gotinha maior e pesada o bastante para cair da nuvem como precipitação. São necessárias para produzir uma única gota de chuva.

Infiltração: O movimento para baixo na superfície da terra

A água do subsolo começa com a precipitação.

Em qualquer parte do mundo, alguma água que cai como chuva e neve se infiltra na superfície do solo e rochas. O quanto dela se infiltra depende de uma série de fatores. A infiltração e precipitação caindo sobre a camada de gelo da Groenlândia poderia ser muito pequena. Alguma água se infiltra na camada de solo raso, outras pode se infiltrar mais fundo, recarregando os rios subterrâneos. A água pode viajar longas distâncias ou permanecer na armazenagem no subsolo por longos períodos antes de retornar para a superfície ou vazando para outros corpos de água tais como rios ou os oceanos.

Grandes quantidades de água estão estocadas no subsolo. A água está ainda se movimentando, possivelmente muito lentamente, mas é ainda assim uma parte do ciclo da água. Muita desta água no subsolo vem das precipitações que se infiltram para baixo da superfície da terra. A camada superior do solo é a zona não saturada, onde a água está presente em quantidades que se modificam com o tempo, mas que não satura o solo. Abaixo desta camada está a zona saturada, onde todos os poros, rachaduras e espaços entre as partículas de rocha estão saturadas com água. O termo água do subsolo é usado para descrever esta área. Outro termo para água do subsolo é “aqüífero”. Os aqüíferos são enormes armazéns de água da Terra e as pessoas de todo o mundo dependem da água do subsolo para suas vidas diárias.

Criado com o Padlet

8 thoughts on “13. Desvendando a fundo os processos do ciclo da água ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *