146º #DESAFIO – Cientistas em ação – Parte III


Categories :

TERRÁRIO = ECOSSISTEMA

O #DESAFIO tão esperado ➡ CHEGOU !!! Depois das pesquisas e da nossa conversa 😎  chegou o grande dia!!! Criar o nosso próprio terrário. Vamos acompanhar essa experiência e validar as nossas pesquisas.

Antes da construção do seu “Ecossistema” vamos conhecer a história dos “TERRÁRIOS”. 

A HISTÓRIA DOS TERRÁRIOS

Foi para estudar o ciclo das borboletas que o pesquisador Dr. Ward montou o primeiro protótipo de um terrário, há mais de duzentos anos atrás. Ele queria acompanhar de perto as mudanças de fase do inseto, mas acabou descobrindo um ambiente propício para o nascimento e o desenvolvimento de diversas plantas. 

Na época, as estruturas foram chamadas de Wardian Cases e foram bastante utilizadas no transporte de fauna intercontinental. Estudiosos da Europa estavam interessados em conhecer melhor as espécies brasileiras, mas até então não sabiam como fazer com que as plantas sobrevivessem às longas viagens de navio. 

fonte – https://www.escoladebotanica.com.br/post/historia-do-terrario

AGORA É COM VOCÊ

 Um ecossistema inteiro dentro de um pote!!!

É muita ciência nesta experiência!!

O seu pote precisa proporcionar todas as condições necessárias para a sobrevivência da planta que você escolher. 

Montamos esse carrossel com alguns terrários para você conhecer, na sequência temos um vídeo da galera do “Manual do Mundo” com muitas dicas de como montar o seu ➡  Terrário, qualquer dúvida sobre o processo ou os materiais fale com a sua professora. 

VAMOS COMPARTILHAR

Vamos acompanhar o desenvolvimento do seu ➡ Terrário, siga as orientações de cuidado com o seu ecossistema. Anote as alterações e percepções sobre ele no seu caderno, compartilhe a foto do seu TERRÁRIO no painel.

Criado com o Padlet

12 thoughts on “146º #DESAFIO – Cientistas em ação – Parte III”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *