9. Diferenças sociais, culturais e históricas ??


Categories :

Vamos interpretar alguns verbetes sobre o assunto. Leia e responda:

“Cidadania é o conjunto dos direitos e deveres de um indivíduo. É o que torna a pessoa um cidadão ou integrante pleno de um Estado (país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado”). 

(https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidadania.htm)

“Desta forma, cidadania é um termo associado a vida em sociedade, porém, com o passar do tempo o conceito e da prática adequa-se as necessidades de cada época”.

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.[…]

(Pluralidade Cultural – Portal do MEC)

“A Constituição Brasileira em seu artigo 5º assegura ao cidadão brasileiro cinco direitos essenciais, ou seja, o direito à propriedade, o direito à igualdade, à liberdade e à vida”. 
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/

Criado com o Padlet

12 thoughts on “9. Diferenças sociais, culturais e históricas ??”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *