11. Consumo consciente ??


Categories :

PARTE 1

O que esperar do futuro da água e como contribuir para sua preservação? Neste post iremos estudar um pouco mais para podermos responder essa pergunta.

ÁGUA – ainda tem, mas pode acabar. Por isso, o consumo consciente de água é fundamental. Entender  como cada pessoa faz diferença para preservar a água do planeta, pode nos ajudar a fazer parte da mudança.

Quando o astronauta Yuri Gagarin chegou ao espaço e disse “a Terra é Azul”, a imagem de um planeta abundante em água ficou reforçada no imaginário coletivo. É verdade, vivemos em um mundo onde mais de 70% da superfície é preenchida por oceanos. O problema é que as águas dos mares podem até proporcionar paisagens incríveis nas férias de verão, mas não são próprias para o consumo humano.

Do total de água em nosso planeta, só cerca de 3% é de água doce, que após tratada pode ser distribuída às pessoas. E mesmo dentro desse percentual, que já é mínimo, ainda temos que considerar que parte desta água potável esta congelada e inacessível nas calotas polares do Terra. Em resumo, a Terra pode até merecer o apelido de “Planeta Água”, mas somente uma parcela muito pequena de todo esse líquido é própria para o consumo das bilhões de pessoas que vivem por aqui.

Agora,  na atividade abaixo, arraste e encaixe  a resposta correta: 

 

Info gráfico água, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com

A água é um bem precioso, e não há quem negue isso. Mas você já parou para pensar no futuro da água? Será que é verdade mesmo que corremos o risco de ficar sem recursos hídricos em um período não tão distante?

Ainda que esse questionamento possa ter mais de uma resposta, já que depende de muitos fatores, há quem afirme que sim: o futuro da água está comprometido, se não houver uma mudança na forma como a consumimos e a preservamos. 

PARTE 2

E o que você tem a ver com isso?

Um problema da magnitude da escassez de água pode parecer grande demais para ser resolvido por pessoas comuns, mas os pesquisadores afirmam que a solução passa pela conscientização de todos os setores da sociedade.

Cada indivíduo também pode e deve fazer sua parte, fazer o consumo consciente de água, buscar alternativas e colaborar para garantir a oferta de água para todos. 

Quantos litros você gasta de água por mês?

Se você acha que seu consumo de água é insignificante, vai se surpreender com a informação de que o brasileiro usa, em média 154 litros de água por dia

Evitar o desperdício é fundamental, mas a atenção com a rede de esgotos também, não devemos descartar lixo em vasos sanitários e pias, pois prejudica todo o processo de tratamento e a possibilidade de reuso.

Agora faça pequenos cartazes é coloque em sua casa para lembrar a toda família como é importante economizar água. Pode colocar na cozinha, perto de torneiras ou mesmo na banheiro. Tire uma foto de algum deles e coloque aqui. Não esqueça de escrever seu nome

Criado com o Padlet

Quer fazer um consumo consciente de água? 

Quer entender melhor seu papel no uso consciente da água? Leia estas cinco dicas para entender como mudanças no seu dia a dia podem contribuir bastante para a redução do desperdício.

1. Quanto você consome?

Veja com um dos responsáveis de sua casa qual tem sido o consumo de sua casa. Na conta de água é calculado em m³ (metro cubico) e cada metro cubico corresponde a 1.000 litros. Então se o seu consumo é de 10m³, você consumiu 10.000 litros de água. Para sabe basta multiplicar  a quantidade gasta (que vem em sua conta) por mil, e terá a quantidade em litros. A média de gastos por pessoas no Brasil é de 154 litros de água por dia.

2. Cuidado com os vazamentos!

Os vazamentos e infiltrações são alguns dos principais motivos de desperdício de água. 

3. Troque a mangueira pelo balde

Feche a mangueira! Quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em dez minutos.

4. Sem pinga-pinga

Chega de adiar o conserto da torneira. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por litros de água jogados pelo ralo.

5. Economia no banho

Se você reduzir só 1 minuto do seu tempo de banho, ao fim um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água.

E aí, está pronto para adotar esses hábitos de consumo consciente de água na sua rotina? Lembre-se: toda mudança positiva é bem-vinda e o seu papel é muito importante na preservação do meio ambiente.

8 thoughts on “11. Consumo consciente ??”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *