12. Pinturas e as tintas naturais ?


Categories :

As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável. Com gordura de animais e seiva de plantas, esse problema foi resolvido.

Na Antiguidade, os egípcios já conheciam materiais que lhes davam uma porção de cores fortes e brilhantes, e os chineses e japoneses já usavam nanquim – a primeira tinta para escrever. Na Europa da Idade Média, tinta era coisa de gente importante e rica, usada apenas em igrejas, edifícios públicos e casas de autoridades. Os grandes artistas do Renascimento, como Michelangelo e Leonardo da Vinci, criavam eles mesmos as cores de seus quadros e guardavam o segredo a sete chaves. 

Agora tenho uma proposta, vamos fazer como os grandes pintores de antigamente, fabricar nossa própria tintas, coloquei 2 vídeos para você escolher, peça ajuda para alguém da sua família e depois faça uma pintura com elas, coloque no painel.

Criado com o Padlet

8 thoughts on “12. Pinturas e as tintas naturais ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *