15. A importância da água ?


Categories :

PARTE 1

Você consegue imaginar qual é a quantidade de água no planeta?

Veja a imagem do nosso planeta Terra vista do espaço e me responda quanto do planeta você considera que é recoberto por água.

Cerca de setenta por cento da superfície terrestre é recoberta por água. Quero que imaginem 100 garrafas de água, essas garrafas representam a quantidade total do planeta, 98 delas teriam água salgada e somente duas teriam água doce. Mas o mais preocupante é que destas duas garrafas apenas uma delas é de água potável.

Vamos pensar um pouco…

A água pode ser encontrada em seus três estados físicos  na natureza. Encontramos ela no estado sólido nas geleiras, calotas polares, icebergs e na forma de neve e granizo. A água no estado líquido é encontrada em mares, oceanos, rios, lagos, lagoas e na forma de chuva. A água no estado de vapor está presente na atmosfera e nas nuvens.

Faça em seu caderno com lápis de cor um esquema do ciclo da água. Tire uma foto é coloque no painel abaixo, não esqueça de colocar seu nome e tirar uma boa foto.

Criado com o Padlet

Agora você fará a experiência abaixo:

Não esqueça de identificar os copos ou recipiente que farão a experiência com A e outro com B. Reguem a planta do vaso A diariamente e que não coloquem água na planta do vaso B. Deixe as plantas em um local onde recebam incidência de luz solar e onde não haja circulação de animais e pessoas.

PARTE 2

Você já pensou porque a água é tão importante para os seres vivos, inclusive para o ser humano. Além de beber, também usamos no dia a dia de nossa casa, e o ser humano ainda a  utiliza nas atividades industriais, na agricultura e na geração de energia elétrica. A água é fundamental aos seres vivos.

A importância da água engloba a disponibilidade e maneiras de preservação desse recurso tão importante para a vida dos seres vivos. A água está presente na estrutura corporal dos seres humanos.

É o principal meio de vida de animais, vegetais e humanos, pois sem ela seria impossível a vida na Terra. Contudo, a maior parte da população ainda não se preocupa com a preservação desse recurso, talvez por estarem acostumadas com a abundância em determinados locais.

A água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada pelo corpo. Ela ajuda na digestão ao fazer parte da composição de substâncias importantes, como o suco gástrico. Está presente no liquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez; nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções. Para que todo o organismo funcione da forma correta, é preciso repor toda essa água que está sendo usada pelos órgãos.

Na natureza, a água é responsável por nutrir o caule de árvores e plantas, pela qualidade do solo, equilíbrio do ecossistema e por hidratar os animais. A água da chuva é responsável por encher os maiores reservatórios de água doce, que é de onde toda água própria para consumo é retirada, a exemplo dos rios, lagos e açudes. 

Verdadeiro ou falso, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com

Agora vamos voltar na experiência que fizemos a duas semanas, ao observar as duas plantas:

Quais diferenças há entre elas? Por que isso aconteceu?  

Escreva em seu caderno suas hipóteses. Elabore uma resposta explicando o que aconteceu com as plantas. Mas é agora, onde isso se encaixa no ciclo da água. E no porque é tão importante cuidar da água? Pense sobre isso.

Para continuar você irá ler os textos dos livros (veja qual é o seu livro de ciências) e vamos preencher o formulário abaixo. 

LEIA O TEXTO DA PÁGINA 68 A 71

LEIA O TEXTO DA 56 A 59

5 thoughts on “15. A importância da água ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *