161º #DESAFIO – A diáspora africana


Categories :

A diáspora africana

Diáspora africana, você sabe o que é?

O termo diásporatem a ver com dispersão e refere-se ao deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo. Foi largamente utilizado para nomear os processos de ‘dispersão’ dos judeus entre os séculos 6 a.C (cativeiro na Babilônia) e o século XX (perseguições na Europa). Além da diáspora judaica, outros processos diaspóricos são importantes para a compreensão das relações históricas e sociais entre os povos ao longo do tempo. Nesse sentido, é importante para nós, enquanto brasileiros e latino-americanos, destacar a diáspora africana.

A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres humanos, nestes fluxos forçados, embarcavam nos tumbeiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que acabaram por influenciar na construção das sociedades às quais os africanos escravizados tiveram como destino. Estima-se que durante todo período do tráfico negreiro, aproximadamente 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de 5 milhões tiveram como destino o Brasil. 

Assista o vídeo criado pela Cindy para entender melhor:

fonte – http://www.palmares.gov.br

No seu livro de história; 

TODAS AS CORES DO NEGRO

Selecionamos um vídeo especial para finalizar esse #DESAFIO, ele mostra o livro da Arlene Holandra – TODAS AS CORES DO NEGRO e termina com uma reflexão muito importante sobre o RACISMO. 

agora é com você

19 thoughts on “161º #DESAFIO – A diáspora africana”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top