158º #DESAFIO – Nosso Rio Sorocaba


Categories :

NOSSO RIO SOROCABA

Quando as palavras contam a importância do rio para a cidade!

Ele não é grandioso como o Amazonas, nem mesmo glamouroso como o Tâmisa em Londres ou o Sena em Paris, mas suas águas emprestam à Sorocaba o charme que essas grandes cidades têm.

 

O Rio Sorocaba nasce da junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçu e é represado na cidade de Votorantim, onde suas águas formam a Represa de Itupararanga, sendo o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possuindo 180 km de extensão em linha reta e 227 km em seu curso natural. Ele é responsável por 80% do abastecimento da cidade de Sorocaba e o mais importante manancial da região, onde as indústrias, a agricultura e 1 milhão de pessoas utilizam das suas águas.

Nível de poluição

A sua história hoje é contada em águas cheias de vida. Mas nem sempre foi assim. Com o crescimento da cidade, o aumento populacional e a chegada das indústrias na região, a poluição chegou a níveis alarmantes depois da década de 60 e o rio chegou a ser considerado morto.

Despoluição

Enquanto seu irmão maior, o Tietê, espuma em Salto, a prefeitura de Sorocaba se preocupou em construir estações de tratamento que hoje devolvem ao rio 90% de suas águas tratadas.

Segundo o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, o SAAE, foi investido 180 milhões de reais no Programa de Despoluição do Rio Sorocaba desde seu começo no ano 2000. O programa, concluído em 2016, consiste na coleta, afastamento, bombeamento e tratamento de todo o esgoto produzido na cidade. São 50 milhões de litros de esgoto tratados diariamente.

Entretanto a recuperação do Rio Sorocaba é uma realidade. Um grande passo pelo SAAE e pela Prefeitura de Sorocaba já foi dado para que o ele fosse salvo. Para que ele continue vivo, basta a população se conscientizar e conservá-lo, podendo suas águas limpas reescreverem a sua história e trazer mais orgulho à cidade.

Fonte- https://medium.com/@riosorocabaemrevista/o-rio-sorocaba-e-a-sua-hist%C3%B3ria-382955c2cf06

O professor e pesquisador Welber Smith, doutor em engenharia ambiental, conselheiro do meio ambiente da cidade e pesquisador do rio Sorocaba há 26 anos, ainda acrescenta que perto do rio é possível notar a presença cada vez maior de bichos como capivaras, cachorrinho-do-mato, ratão do banhado, aves, peixes, sapos e cobras. Já no rio podem ser encontradas 53 espécies de peixes, entre elas algumas nativas, como lambari, tambiú, cará, traíra, bagre e tabarana, que se misturam a outras como carpa, pacu, sardinha, cascudo, barrigudinho e tilápia.

fonte – https://www.jornalcruzeiro.com.br/meio-ambiente/o-rio-sorocaba-e-seus-encantos/

AGORA É COM VOCÊ

21 thoughts on “158º #DESAFIO – Nosso Rio Sorocaba”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *