160º #DESAFIO: DANÇAS FOLCLÓRICAS


Categories :

VOCÊ GOSTA DE DANÇAR? É UMA DELÍCIA!!!!

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.
Para saber um pouco mais sobre as danças brasileiras.

Agosto é o mês do Folclore. Vamos nesse desafio estudar algumas danças que fazem parte da cultura brasileira.

Quadrilha Junina

A festa junina é a segunda maior festa realizada pelos brasileiros, e é associada aos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Os instrumentos que fazem parte da música das quadrilhas caipiras são: a viola, o violão, a sanfona,  o triângulo e a zabumba.
 
Curiosidade: o nome quadrilha tem origem na palavra quadrille, que se refere a uma dança francesa com quatro casais.
Dizem que a encenação do casamento nesta dança é uma crítica às famílias tradicionais: a noiva quer casar e seu pai obriga o noivo, que tenta fugir.
Em Campina Grande, na Paraíba, existem concursos que reúnem os melhores grupos de quadrilhas caipiras do Brasil.

Catira ou Cateretê

Tradicionalmente dançada por homens, é marcada pela batida dos pés e mãos dos dançarinos, os catireiros. Porém, hoje em dia muitos grupos já introduziram a participação de mulheres.
Violas e violões são instrumentos musicais da Catira.
Cidades que mantêm a tradição: Caconde, São Paulo, Barretos, Guarulhos, Holambra, Jaboticabal, Osasco, Palestina, Pederneiras, Santa Fé do Sul, Sorocaba, Votuporanga, entre outras. 

.

Maculelê

É uma mistura de dança, luta e jogo que utiliza batida de bastões de madeira, e é dividida entre cantadores e dançadores.
Batem-se os bastões em ritmo forte e compasso bem marcado.
Os instrumentos utilizados para esta dança são: atabaques, pandeiros e violas.

Bumba meu Boi

O Bumba meu Boi, também chamado de Boi Bumbá, é uma dança tradicional brasileira que conta uma lenda que envolve a morte e a ressurreição de um boi.
Em 2012 o Bumba meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
No dia 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba meu Boi.

TAREFA: COPIE O TEXTO DAS DANÇAS NO SEU CADERNO DE ANPs COM LETRA MANUSCRITA:

VAMOS RESPONDER UMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA

Represente por meio de um desenho sua dança preferida e coloque na nossa galeria!

17 thoughts on “160º #DESAFIO: DANÇAS FOLCLÓRICAS”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *