164º #DESAFIO – Terra, o planeta da vida


Categories :

A ÚNICA E INIGUALÁVEL...

TERRA

OI GALERA!! 

Nas últimas aulas de ciências pesquisamos, lemos, conversamos e experimentamos novamente um pouco de “ciências” com mais uma experiência, a construção do TERRÁRIO e queremos saber;

  • Como está o desenvolvimento do seu “mundo”?

  • A sua planta está se desenvolvendo?

  • Você conseguiu observar o ciclo da água no seu terrário?

  • Percebeu alguma alteração no terrário?

Conta lá nos comentários!! 

Já estudamos algumas características do nosso planeta TERRA e hoje vamos retomar algumas informações importantes sobre ele e na sequência vamos refletir sobre as ações do homem no planeta. 

A Terra é, segundo sabemos, o único planeta capaz de suportar vida. Está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol e tem cerca de quatro mil e quinhentos milhões de anos de idade. Não existe nada semelhante no sistema solar, como confirma o diretor do Observatório da Terra da “Agência Espacial Europeia”, Josef Aschbacher: “A Terra é um planeta bastante específico. Como podem ver aqui, é fascinante. Temos 70% de água, temos massas que se movem, ao longo do tempo. Temos uma atmosfera rica em oxigénio, nitrogénio, vapor de água… Tudo necessário para haver vida num planeta como este”.

Ao contrário de Marte ou Vénus, a Terra tem a temperatura e a pressão atmosférica corretas para que a água flua na sua superfície.

 

COMO AGIMOS COM O NOSSO PLANETA?

Na grande maioria das vezes, gestos simples, atitudes corriqueiras de respeito e cidadania são ressaltadas no nosso cotidiano. Ao caminhar por um parque, por exemplo, você com certeza vai esbarrar com placas: não jogue o lixo na grama, não polua os nossos rios. Parece bobo, não é mesmo? Mas se a placa está lá é porque tem gente que não se preocupa com o meio ambiente e pensa que uma garrafa PET, por exemplo, não vai agredir a natureza.

É preciso fazer a nossa parte e conscientizar as pessoas em relação aos impactos que o homem tem sobre a natureza e a importância de preservar toda a nossa riqueza. 

É preciso citar a situação em que o nosso planeta está enfrentando,

Nesses últimos meses quem não ouviu, leu, ou assistiu as seguintes recomendações: “lave as mãos! Passe álcool gel! Use máscara ao sair de casa! Evite o contato com as pessoas e lugares aglomerados!” Com certeza de alguma forma essas orientações chegaram até você.

Afinal essas são as principais atitudes que devemos tomar diante desse período em que o mundo está enfermo com uma pandemia mundial. Todos os dias a mídia reforça cada uma dessas orientações, tem gente que já está até cansado de saber sobre elas, mas acredite, há quem não cumpra o papel de cidadão comum, e não segue as normas apresentadas inclusive pelo Ministério da Saúde.

FONTE – https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/2020/04/22/cuidar-da-terra-e-proteger-a-si-mesmo-e-a-humanidade.ghtml

PRECISAMOS REFLETIR... PARA AGIR!!

AGORA É COM VOCÊ

VAMOS PESQUISAR !!!

QUEREMOS SABER: 

  1. – QUAIS SÃO AS AÇÕES AMBIENTAIS EM NOSSA CIDADE?

  2. – QUAL É O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO PLÁSTICO NO PLANETA?

  3. QUAIS SÃO AS AÇÕES AMBIENTAIS NA SUA CASA? 

17 thoughts on “164º #DESAFIO – Terra, o planeta da vida”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *