9. Nossa cidade e seu rio ?


Categories :

Sorocaba, a cidade grande do interior paulista

Sorocaba é um município do estado de São Paulo é a quarta cidade mais populosa do interior paulista.

Localizada a apenas 100 km da capital, o município faz parte do considerado Complexo Metropolitano expandido, junto à Campinas e a Baixada Santista.

Considerado um importante polo industrial do Brasil, sua economia baseia-se principalmente no setor industrial, de comércio e de serviços.

Em época anterior a Cabral, talvez passasse pelas atuais ruas de Sorocaba o “Peabiru”, um caminho ou talvez apenas um rumo, por onde transitavam os silvícolas e, bem mais tarde, os Bandeirantes e Missionários, em demanda do Sul e Oeste, com ramos que também se dirigiam ao litoral.

Peabiru, a trilha misteriosa

A história de Sorocaba tem início em 1599. Don Francisco de Souza, governador-geral do Brasil (entre 1591 a 1602), ainda acreditando na existência de ouro, esteve na região e levantou o pelourinho símbolo do poder real na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat. Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e seus escravos africanos e indígenas. Onde fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa “Terra Rasgada”. Sorocaba com o passar dos anos, devido a sua posição estratégica, tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul. A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comprar e vender animais.

Clique no link abaixo é faça a atividade.

Novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, incrementando a partir de 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade e tornaram-na conhecida como a Manchester Paulista.

Foi pelos trilhos da velha Sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo desdobrou seu espaço, multiplicou sua população, passou a cidade, chegou a município e acabou investida na condição de Comarca.

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com aproximadamente 1.500 empresas, entre elas algumas principais do país.

A história de Sorocaba está presente em edifícios seculares, verdadeiras relíquias da arquitetura, como o Mosteiro de São Bento, com suas paredes de taipa; a Igreja Catedral, a Casa da Marquesa de Santos (Museu Histórico Sorocabano), o Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação Ferroviária, entre outros.

PARTE 2

O rio Sorocaba é um rio brasileiro do estado de São Paulo, formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim. Suas cabeceiras estão localizadas nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque. Ocupa uma área de drenagem de 5.269 km² e desemboca no rio Tietê no município de Laranjal Paulista. Considerado o maior e principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Sua vazão regulada é de 13 m³/s.

Criado com o Padlet

8 thoughts on “9. Nossa cidade e seu rio ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *