170º #DESAFIO – Limpando a água!!


Categories :

O QUE É ÁGUA POTÁVEL???

Assista o vídeo para entender o que é ÁGUA POTÁVEL e quais são as suas características:

ÁGUA POTÁVEL é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui:

  • COR – incolor
  • SABOR – insípida
  • NEM CHEIRO – inodora

Além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.

QUALIDADE da ÁGUA --> É SAÚDE !!

Para entendermos a importância da água potável precisamos compreender, em primeiro lugar, o que é a potabilidade. Sabemos que nos corpos hídricos, sejam rios, lagos, represas entre outras fontes de captação, a água apresenta diversas substâncias, partículas e organismos que a tornam inadequada para o consumo imediato.

 

A fim de garantir segurança ao usuário, foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, através de portarias e decretos, um padrão de qualidade para a água destinada ao consumo humano. Esse padrão é alcançado através do tratamento da água antes de ser distribuída à população.

ÁGUA POTÁVEL É UM DIREITO DO CIDADÃO!

Vamos acompanhar o pessoal do “Manual do Mundo” em uma visita especial ao centro de tratamento de água e aprender como isso acontece: 

Tratamento de água 

A água que chega nas residências passa por um longo processo de tratamento para que, de fato, se torne totalmente potável. Dos rios, poços ou barragens, ela é levada para estações de tratamento onde passam por diversas etapas, entre elas: oxidação, coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, correção do PH e orto polifosfato de sódio.

 

Após todas essas fases, ela sai por meio de encanamentos até chegar às casas. Nas regiões onde não há unidades de tratamento nem encanamentos, a água potável é levada à população através de caminhões-pipa.

Fases do tratamento

Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.

Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques  formados por  pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Pós-alcalinização – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações.

Desinfecção – É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor.

Fluoretação – O flúor também é adicionado à água. A substância ajuda a prevenir cáries.

FONTES:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/agua-potavel

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

EXPERIÊNCIA - Limpar a água!!

Realize a experiência e envie uma foto para a sua professora!

AGORA É COM VOCÊ

20 thoughts on “170º #DESAFIO – Limpando a água!!”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *