5. (semana 1) – JEITO DIFERENTE


Categories :

JEITO DIFERENTE

BEM, VOCÊ JÁ VIU EM OUTRAS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS TEM MUITAS DIFERENÇAS ENTRE SI, MAS TODAS PODEM REALIZAR AS MESMAS ATIVIDADES. E CADA PESSOA ENCONTRA UM JEITINHO PARA FAZER AS COISAS QUE GOSTA.

NO VÍDEO ABAIXO VOCÊ VAI CONHECER UMA MÚSICA QUE FALA SOBRE AS DIFERENÇAS, DA ARTE EDUCADORA MARGARETH DAREZZO:

VOCÊ OBSERVOU QUE A ARTISTA INTERPRETOU A MÚSICA UTILIZANDO GESTOS COM AS MÃOS?

ESSA É A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, QUE TAMBÉM É CHAMADA DE LIBRAS.

ESSA LÍNGUA É UTILIZADA PARA A COMUNICAÇÃO DE PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, QUE SÃO SURDAS. ATRAVÉS DELA, ESSAS PESSOAS PODEM SE COMUNICAR COM OUTRAS PESSOAS.

VEJA NA IMAGEM ABAIXO UM ALFABETO EM LIBRAS:

QUE TAL PRATICAR UM POUCO?

TENTE SOLETRAR SEU NOME UTILIZANDO A LÍNGUA DE SINAIS.

E DEPOIS, REALIZE ESTA ATIVIDADE ABAIXO:

AGORA VAMOS CONHECER OUTRA FORMA  DE COMUNICAÇÃO, ESSA É UTILIZADA PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PESSOAS QUE SÃO CEGAS OU TEM BAIXA VISÃO: O BRAILE.

É UTILIZADO PARA REPRESENTAR A ESCRITA, UM ALFABETO IGUAL ESSE AO LADO, COM PONTINHOS PARA REPRESENTAR AS LETRAS. NO PAPEL, A IMPRESSÃO É FEITA DE MODO QUE OS PONTINHOS FIQUEM SALIENTES, PARA QUE AO TOCAR COM OS DEDOS DAS MÃOS, A PESSOA POSSA SENTIR A TEXTURA E FAZER A LEITURA.

OU PODEM SER APRESENTADOS OS TEXTOS ATRAVÉS DE ÁUDIOS.

TUDO VAI DEPENDER DA SITUAÇÃO E DO LOCAL.

TUDO ISSO NOS FAZ PENSAR EM COMO AS PESSOAS PRECISAM SE ADAPTAR PARA REALIZAR AS MESMAS ATIVIDADES, E ACABAM DESENVOLVENDO OUTRAS PERCEPÇÕES E AGUÇANDO OUTROS SENTIDOS DO CORPO.

VOCÊ SABERIA DIZER QUAIS SENTIDOS AS PESSOAS SURDAS PRECISAM DESENVOLVER MELHOR E ACABAM UTILIZANDO MAIS PARA CONSEGUIREM REALIZAR SUAS ATIVIDADES?

E AS PESSOAS SURDAS?

REFLITA SOBRE ISSO E DEPOIS ENVIE UM ÁUDIO PARA SUA PROFESSORA COM SUA IDEIA SOBRE ESSA QUESTÃO.

PARA CONHECER UM POUCO SOBRE OS SÍMBOLOS QUE SERVEM PARA IDENTIFICAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS E VISUAIS, OU LOCAIS QUE POSSUEM RECURSOS QUE AJUDAM PESSOAS COM ESSAS DEFICIÊNCIAS, CLIQUE NOS BOTÕES ABAIXO, E PEÇA PARA ALGUÉM LER PARA VOCÊ:

AGORA PARTICIPE DESSE JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ALGUNS SÍMBOLOS DE ACESSIBILIDADE.

VEJAM TAMBÉM NO LIVRO NOVO PITANGUÁ CIÊNCIAS, NAS PÁGINAS 30 E 31, ALGUMAS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS POSSAM SE LOCOMOVER, SE COMUNICAR E EXPLORAR TODOS OS ESPAÇOS COM AUTONOMIA.(NÃO PRECISA RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2.)

DEPOIS VÁ PARA AS PÁGINAS 33 E 34 DESTE MESMO LIVRO E REALIZE AS DUAS ATIVIDADES PROPOSTAS, E ENVIE A FOTO PARA SUA PROFESSORA.

16 thoughts on “5. (semana 1) – JEITO DIFERENTE”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *