181º #DESAFIO – Estamos comendo plástico?


Categories :

VOCÊ SABE O QUE SÃO MICROPLÁSTICO??

O microplástico, como o nome sugere, é uma partícula muito pequena de plástico (alguns pesquisadores consideram o seu tamanho máximo como sendo de 5 milímetros). Esse material, que é facilmente misturado e confundido com o ambiente no qual se deposita, é um dos principais poluentes dos oceanos. O microplástico que chega aos oceanos vem do descarte inadequado de plástico pelos seres humanos, de forma que, quando não descartado da maneira adequada, o produto descartado passa por um processo de quebra mecânica (pela chuva, pelo vento e/ou pelo mar), se tornando em pequenos fragmentos de plástico, ou seja, em microplástico.

Em virtude do seu tamanho minúsculo, o microplástico oferece uma série de riscos diretos aos animais marinhos, bem como riscos indiretos aos seres humanos, afetando, assim, todo o ecossistema

MICROPLÁSTICO nos alimentos: ESTAMOS COMENDO PLÁSTICO?

Em 24 horas, milhares de materiais plásticos – entre embalagens, sacolas plásticas, garrafas, tampinhas e outros – escorrem pelos esgotos até atingirem o litoral brasileiro, onde são responsáveis pela contaminação e morte de diversos animais marinhos. Uma parcela desses resíduos, após um longo período de exposição à luz e à água, se converte em microplásticos, fragmentos de plástico que você não vê, mas que estão em toda parte.

Toda parte mesmo: no ar que você respira, na água que bebe, no sal que consome e por aí vai. Os microplásticos ainda encontram morada nos peixes e outros animais marinhos que, eventualmente, vão parar na sua mesa de jantar. Absolutamente tudo o que nos rodeia, de acordo com o relatório da Oceana, está contaminado com microplásticos: da poeira doméstica às fezes humanas.

fonte – https://www.ecycle.com.br

Trilhões de pedaços de plástico quase invisíveis estão flutuando nos oceanos do mundo, das águas superficiais aos mares profundos. Essas partículas, conhecidas como microplásticos, normalmente se formam quando objetos de plástico maiores, como sacolas de compras e recipientes de comida, se rompem.

Ações importantes para combater a poluição plástica

rEcicLAr - ReDUziR - ReuTILizaR - rEPenSAr - recuSAR

Buscar novos caminhos e mudar hábitos são primordiais para a solução do problema! 

 

QueREmoS SaBeR

27 thoughts on “181º #DESAFIO – Estamos comendo plástico?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *