188º #DESAFIO – Você sabe o que são os 8 Rs?


Categories :

8 Rs - SUSTENTABILIDADE

Mas, afinal, o que são os 8 Rs da Sustentabilidade?

O consumo consciente é um dos pilares do mundo moderno no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Para estimular este consumo consciente, após a Segunda Guerra Mundial, foi criado o conceito dos 3 “Rs”, que eram Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com o passar do tempo, foi visto que apenas isso não seria o suficiente e, então, foram acrescentados outros 5 “Rs” a esta lista, totalizando 8 direcionamentos para um mundo melhor!! Mais consciente.

Reduzir: diminuir o consumo, especialmente de itens descartáveis e de bens como água, energia e combustíveis.

Reutilizar: utilizar novamente o mesmo produto, tanto para o mesmo fim original quanto para fins alternativos.

Reciclar: reutilização das matérias primas dos produtos para fabricação de novos produtos; dá-se pela separação dos resíduos nos diferentes tipos de lixeiras para coleta seletiva.

Repensar: refletir como você pode mudar seus atos para torná-los mais sustentáveis, acrescentando no seu dia a dia ações como as propostas pelos Rs.

Recusar: não consumir aquilo que você realmente não precisa, não comprar ou aceitar só por ter ou por “estar na moda”, mas apenas se houver necessidade.

Reparar: deve-se tentar consertar aquilo que quebrar, e somente jogar fora e comprar outro novo se não for possível consertá-lo.

Reintegrar: promover a reciclagem da matéria orgânica, o que normalmente é feito através de composteiras.

Repassar: O conhecimento não é um tesouro pra se guardar a sete chaves, é de todos! Estamos entrando em uma nova era onde alguns dos principais valores são o compartilhamento e a colaboração. Divida o que você sabe e ajude a formar novos consumidores sustentáveis ​​e cidadãos ambientalmente responsáveis.

 

AGORA É COM VOCÊ

15 thoughts on “188º #DESAFIO – Você sabe o que são os 8 Rs?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *