189º #DESAFIO – Consumo consciente


Categories :

O conceito de consumo consciente não envolve apenas o que, mas também como e de quem você consome e qual será o destino de seu descarte. Pouco adianta usar sacolas retornáveis de uma empresa que não toma o devido cuidado em seu processo de produção. Ou comprar alimentos orgânicos de um produtor que não registra devidamente seus funcionários, utiliza-se de mão de obra infantil ou escrava.

Há diversas abordagens sobre a definição de consumo consciente. De maneira geral, todas elas passam pela prática de consumir produtos com consciência de seus impactos e voltados à sustentabilidade.

Para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.

Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas). Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. 

fonte – https://blog.cicloorganico.com.br

 

Depois  de  refletir  é  hora  de  agir!!!

Neste  #DESAFIO  você vai jogar, enviar o formulário com as suas reflexões para a sua professora e criar um objeto sustentável para usar no seu dia a dia. 

QuERemoS sABer

Sacola ECOLógicA

COmpaRTiLhE a SUa aRTe

Criado com o Padlet

11 thoughts on “189º #DESAFIO – Consumo consciente”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *