22 Estado da Matéria (Grupo 5)


Categories :

Estado sólido
Nesse estado temos pouca movimentação entre as partículas, mesmo que exista uma pequena movimentação entre elas, não é possível visualizá-la apenas com o olhar.

A forma de um sólido pode ser alterada quando o material sofre ação de uma força mecânica (quebra, arranhão, amassado) ou quando há alteração de temperatura e pressão. Cada tipo de material tem resistência a esses impactos ou a mudanças externas, de acordo com a sua natureza.

Exemplo
O ouro é sólido em temperatura ambiente líquido 1064,18 °C

Estado líquido
No estado líquido, não há forma física definida, tomando a forma do recipiente que se encontra. As moléculas em estado líquido tem certa mobilidade, sendo mais flexível, mas elas não se movem livremente como um gás. Além disso, a tensão superficial (força de atração entre moléculas iguais) é a que possibilita a formação de gotas.

Exemplo
O exemplo mais abundante de material no estado líquido em condições normais de temperatura  é a água.

Estado gasoso
Um material em estado gasoso não tem forma definida. Quando aquecido, acontecerá um aumento na energia cinética9 movimento aumenta) e a  pressão também aumenta no sistema.

Exemplo

Um exemplo de substância gasosa está comumente dentro dos balões de festa, o gás hélio.

Agora faremos uma atividade com simulador, preste atenção nas explicações, fique atento a tudo que fizer, responda as perguntas e se precisar volte no simulador.

9 thoughts on “22 Estado da Matéria (Grupo 5)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *