5. Trabalho: Uma força necessária para nossa sociedade.


Categories :

O campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, porém se complementam. Cabe ao campo a produção de alimentos, que serão consumidos e diversos tipos de matérias-primas que as indústrias transformam em bens de consumo: tecidos, calçados, móveis, alimentos industrializados, etc.

As cidades se urbanizam, em função principalmente da atividade industrial e do crescimento do setor de serviços, o campo precisa se tornar mais produtivo para atender ao crescente consumo nas cidades. Com o desenvolvimento industrial o campo precisa das cidades para comprar máquinas e tecnologia para aumentar a produção.

A maioria das pessoas que vivem no campo trabalha na agricultura, na pecuária e em atividades extrativas, como nos seringais e nos garimpos. Na agricultura, os trabalhadores cuidam da lavoura, eles preparam a terra, plantam e colhem os produtos. Os peões, vaqueiros e tratadores são trabalhadores que atuam na pecuária. Nem todos os trabalhadores rurais moram no espaço rural, um exemplo são os boias-frias, que moram nas cidades e se empregam temporariamente no campo, geralmente na época da colheita.

A maioria das pessoas que vivem na cidade trabalha no comércio, como bancos, lojas e feiras. Desenvolvem também atividades nas indústrias, serviços públicos e particulares, como escolas, transportes e hospitais.

Sabia que muitos jovens estão trocando as cidades por zonas rurais? O motivo é simples: preferem trabalhar ao ar livre, perto da natureza e longe da confusão e do movimento. Além disso, as profissões que estão ligadas às zonas rurais e ao meio ambiente são muito importantes para a vida no planeta.

Os agricultores, por exemplo, são os principais responsáveis por uma economia saudável, pois vendem os produtos que colhem da terra, como os legumes, as frutas e os cereais, aos supermercados para que estes cheguem à nossa mesa.

O Agrônomo pode auxiliar na busca de compreender a relação entre o homem e o meio ambiente, pensando no presente e no futuro. É responsabilidade dele orientar sobre o uso de técnicas menos agressivas ao meio ambiente. Ajuda os profissionais da agricultura ao contribuir para a fertilidade dos solos, regulação dos recursos hídricos e na defesa contra a erosão, a floresta permite a existência de uma vida rural de maior qualidade.

O engenheiro florestal é um dos profissionais responsáveis por garantir a utilização sustentável dos recursos naturais, avaliando o impacto dessa exploração nos ecossistemas, planejando o melhor aproveitamento de recursos e a manutenção e/ou recuperação do seu equilíbrio.

Engenheiro florestal

O oceanógrafo conhece a fundo os ecossistemas aquíferos, e seu trabalho consiste em estudar e avaliar as condições desses ambientes, atentando para a qualidade da água — doce e salgada — e da vida marinha. Ele precisa estar em contato direto com a natureza e com a água.

Oceanógrafo

A Geografia não é simplesmente uma matéria de colégio. O geógrafo estuda os impactos da existência humana no planeta e os efeitos disso na transformação do meio ambiente. Estuda a formação e a composição dos terrenos, de forma a compreender aspectos da constituição do planeta. Possui amplo conhecimento para atuar em pesquisas, planejamento de empreendimentos agrícolas, fiscalização da execução de projetos, tudo com a intenção de avaliar, prever e reduzir o impacto da ação humana no equilíbrio do planeta.

Geógrafo

O Direito Ambiental é uma dessas áreas. Não apenas as leis de preservação do meio ambiente são relativamente novas, mas a preocupação com o futuro do planeta também. Ele pode trabalhar dentro de empresas, aconselhando as práticas para que se mantenham dentro da legislação específica, assim como engajar-se na luta contra a exploração indevida do meio ambiente.

Advogado ambiental

Preservar o meio ambiente é obrigação de todo habitante do planeta Terra. Isso pode ser feito através de ações que vão desde separar o lixo em casa até evitar desperdícios no ambiente de trabalho, seja ele qual for.

No entanto, cuidar do nosso ecossistema tem sido um desafio constante diante da obsessão pelo lucro a todo custo. Diariamente vemos novos retrocessos noticiados, seja na forma de crimes, seja no desmantelamento de conquistas ambientais. Por isso, devemos valorizar as profissões que podem ajudar o meio ambiente. 

Trabalho de Geografia: Pesquise e faça um cartaz sobre o Trabalho escravo em nosso tempo. Você irá apresentar o resultado de suas pesquisas no dia 28 de março.

21 thoughts on “5. Trabalho: Uma força necessária para nossa sociedade.”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *