4. Trabalho Infantil??


Categories :

E considerado trabalho infantil, no Brasil, toda atividade desenvolvida por pessoas com idade inferior a 16 anos, seja pago ou não. Dados do IBGE, mostram que  2,5 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no país. As atividades mais comuns são o trabalho doméstico, agricultura, construção civil, lixões e tráfico de drogas.

O uso da mão de obra infantil no Brasil procura o lucro, pois as crianças costumam ganhar menos que os adultos. No entanto, existe a questão cultural e histórica, expressa em bordões antigos, porém ainda hoje utilizados, como: “trabalho de criança é pouco, mas quem dispensa é louco“.

O trabalho infantil está presente no imaginário popular brasileiro. Afinal, o filho de uma pessoa escrava já nascia nesta condição. Por isso, nos acostumamos a pensar que uma criança pode exercer um trabalho, por mais pesado que seja. Outra ideia muito estendida é a que aponta o trabalho como alternativa para evitar que crianças e adolescentes ingressem no mundo do crime.

A solução, contudo, é a oferta de educação no modelo integral, assistência médica preventiva e curativa e, ainda, acesso ao lazer e atividades culturais.

Onde ocorre o trabalho infantil no Brasil?

Trabalho infantil por estadosTrabalho infantil por estados. Fonte: Rede Peteca

Os estados das regiões do Sul e Sudeste, os mais ricos do país, são os líderes na exploração do trabalho infantil, conforme os dados do IBGE. A maioria dos casos de exploração foi registrada pelo IBGE em São Paulo, seguido de Minas Gerais e Bahia. A prática é elevada no Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Não existe, porém, um estado brasileiro onde crianças não sejam exploradas como mão de obra.

Trabalho infantil, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com

O combate ao trabalho infantil no Brasil

O Brasil foi o pioneiro na elaboração da lista denominada TIP (Trabalho Infantil Proibido), onde constam as piores formas de exploração do trabalho infantil. São elas: a agricultura, a exploração florestal, a pesca, a indústria extrativista, a indústria do fumo, a indústria da construção civil, o trabalho infantil doméstico.

Trabalho Infantil no Brasil O compromisso do governo brasileiro é eliminar do cotidiano infantil as atividades até 2025, um objetivo que está longe de ser alcançado.

3 thoughts on “4. Trabalho Infantil??”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *