4. O Sangue ?


Categories :

sangue é um tecido conjuntivo líquido, de cor vermelha e viscosa, que corre no interior dos nossos vasos sanguíneos. Por ser um tecido, é constituído por diferentes tipos de células, as quais estão suspensas em uma matriz líquida. Falaremos a seguir mais a respeito do sangue, destacando sua função no organismo e seus componentes.

Funções do sangue

O sangue é um tecido fluido que se movimenta pelo sistema cardiovascular e que apresenta uma grande variedade de funções. Dentre essas funções, destaca-se a de transporte, sendo o sangue responsável por transportar nutrientes, gases respiratórios e também resíduos do metabolismo. Além disso, esse tecido relaciona-se com a coagulação, devido à ação das plaquetas, e com a defesa do organismo, devido à ação dos leucócitos.

Onde ocorre a produção do sangue?

O sangue é produzido na medula óssea, mais precisamente na chamada medula óssea vermelha. A primeira está localizada no canal medular de certos ossos. A segunda está presente no interior de vértebras, na costela, no osso esterno e na camada de tecido esponjoso dos ossos do crânio.

O sangue é composto pelo plasma, que é uma matriz líquida, e por elementos celulares, os quais incluem células e fragmentos celulares. Veja mais sobre esses componentes:

  • Plasma sanguíneo

É a parte líquida do sangue correspondente a cerca de 55% do seu volume total. Ele é formado basicamente por água e algumas substâncias dissolvidas, apresentando uma coloração amarelada. Dentre as substâncias encontradas no plasma, podemos citar a glicose, os hormônios e as vitaminas, além de íons, como o sódio e potássio, e de proteínas, como os anticorpos.

  • Elementos celulares

Também chamados de elementos figurados, dizem respeito às células sanguíneas e plaquetas, que, na realidade, são fragmentos de células. Esses elementos constituem cerca de 45% do volume total do sangue e são estes:

Hemácias: também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células sanguíneas que apresentam formato de disco bicôncavo (mais fino no centro) e não possuem núcleo, ou seja, são anucleadas. No interior dessa célula, é encontrada abundante de hemoglobina, um pigmento de cor vermelha que está relacionado com o transporte de oxigênio, e também de gás carbônico.

As hemácias são as células mais numerosas do sangue e, por serem ricas em hemoglobina, são responsáveis por garantir-lhe o aspecto vermelho característico. As hemácias vivem pouco tempo: 120 dias.

Existem cerca de 25 trilhões de hemácias em cinco litros de sangue do corpo humano.

Leucócitos: também chamados de glóbulos, são células sem cor, maiores que as hemácias, e apresentam como principal função no organismo a garantia da defesa do corpo. Para isso, atuam de diferentes formas, sendo as principais: a produção de anticorpos e a fagocitose.

Os anticorpos são proteínas de defesa e produzidos por leucócitos específicos. Já a fagocitose é um processo em que uma célula engloba e digere a partícula estranha. 

Observe como ocorre o processo de fagocitose realizado por alguns glóbulos brancos.

Plaquetas: também conhecidas como trombócitos, não são células completas e sim fragmentos de células chamadas megacariócitos. As plaquetas não possuem núcleo e seu formato é de um pequeno disco. Além disso, estão relacionadas com o processo de reparação de vasos sanguíneos e o de coagulação do sangue.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

10 thoughts on “4. O Sangue ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *