6º O gênio da lâmpada engarrafada


Categories :

 

 

Alfredo Moser: o gênio da lâmpada engarrafada

Uma ideia e um simples princípio da física fizeram com que a luz concebida pelo brasileiro conquistasse o planeta!

Foi em uma oficina do Triângulo Mineiro que uma ideia brilhante surgiu e se espalhou por mais de 20 países. O ano era 2002 e o então mecânico Alfredo Moser estava
preocupado com o “apagão”, crise na distribuição energética que atormentava os brasileiros desde o ano anterior.
A cabeça de Moser fervilhava há tempos com alguns conceitos de física apreendidos com um antigo chefe e uma conversa enigmática sobre luz com o médium espírita Chico Xavier (1910-2002), que encontrou por acaso numa rua de Uberaba (MG).
O estalo que o inventor iminente precisava para alcançar sua grande criação foi uma garrafa pet amassada, translúcida e cheia d’água sobre a mesa da cozinha que refletia a luz do sol na parede. Ali nascia a ideia da lâmpada de Moser, uma solução de energia econômica, barata e sustentável que, em 2017, duas décadas depois daquela tarde luminosa, se espalharia por mais de 1 milhão de residências em todo o planeta, segundo dados da ONG Litro de Luz. A organização capitaneia as instalações em lares brasileiros, desde quilombos até comunidades ribeirinhas da Amazônia, e, como uma “spin-off” da invenção original, desenvolveu a lâmpada acoplada a placas solares, cuja absorção de energia permite que 25 mil instalações domésticas e 3.000 postes resplandeçam noite adentro.
Há uma versão charmosa dessa história dizendo que a lâmpada foi criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, embora a própria instituição já tenha divulgado que isso não é verdade. O pai do invento é mesmo Moser, um aposentado de 65 anos, divertido e afável, que nasceu na região rural de Santa Catarina e se estabeleceu com a família no interior de Minas Gerais, de onde falou com o Believe.Earth. Lá também fica seu estúdio, em que segue pesquisando soluções, tecnologias e engenhocas a fim de, como ele próprio diz, ajudar a criar um mundo melhor.  

 

FONTE 

https://belie.earth/pt-br/alfredo-moser-o-genio-da-lampada-engarrafada/#:~:text=Foi%20ali%20que%20comecei%20a,de%20filme%20para%20proteg%C3%AA%2Dl.

Agora que já conhecemos o Sr Alfredo Moser: o gênio da lâmpada engarrafada, vamos escrever e refletir com o trabalho que ele realizou.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *