4. Via L├íctea­čąŤ


Categories :

O universo ├ę t├úo grandioso!!!! Vamos estudar um pouco mais sobre ele, mas para come├žar voc├¬ ir├í refazer uma aula sobre os movimentos da terra, clique na aula abaixo que ser├í encaminhado para a revis├úo.

Sistema Solar

O Sistema Solar ├ę composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, al├ęm de planetas an├Áes e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e sat├ęlites.

├ë localizado na gal├íxia Via L├íctea, que consiste no conjunto┬áde┬áplanetas,┬áplanetas┬áan├Áes┬áe diversos outros astros do Universo (asteroides, meteoros, cometas, sat├ęlites). O Sol┬á├ę a estrela central desse sistema, exercendo intenso dom├şnio gravitacional sobre os demais corpos celestes.

A Via L├íctea recebeu esse nome (Via L├íctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranqui├žado, de apar├¬ncia leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou polui├ž├úo.

O estudo da nossa gal├íxia n├úo ├ę uma tarefa f├ícil. Isso porque, como estamos em seu interior e a tecnologia que possu├şmos hoje n├úo nos permite explor├í-la, o seu estudo ainda ├ę muito impreciso. Para se ter uma ideia, at├ę 2013, nenhuma sonda n├úo tripulada e muito menos nave espacial tinham conseguido sair do nosso Sistema Solar, que ├ę apenas uma fra├ž├úo min├║scula da gal├íxia em que nos encontramos.

Principais Constela├ž├Áes

Constela├ž├úo┬árepresenta um conjunto de estrelas e objetos celestes numa determinada regi├úo do c├ęu.

As┬áprincipais constela├ž├Áes astron├┤micas que existem no universo e vistas do planeta Terra s├úo: Andr├┤meda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, C├úo Maior, C├úo Menor, P├ęgaso, F├¬nix, Constela├ž├úo de ├ôrion

Note que o ato de observar o c├ęu j├í era realizado pelos homens desde a antiguidade. At├ę hoje elas s├úo utilizadas como refer├¬ncias para a navega├ž├úo e noutras ├íreas do conhecimento.

J├í o cientista grego Ptolomeu, em II a.C. listou 48 constela├ž├Áes em sua famosa obra ÔÇťAlmagestoÔÇŁ.

Segundo a Uni├úo Astron├┤mica Internacional (UAI) existem cerca de 88 constela├ž├Áes modernas reconhecidas desde 1922, sendo 13 delas as constela├ž├Áes zodiacais.

7 thoughts on “4. Via L├íctea­čąŤ”

O seu endere├žo de e-mail n├úo ser├í publicado. Campos obrigat├│rios s├úo marcados com *