4. A Luta Pelo Básico – Saneamento Salvando Vidas?


Categories :

saneamento básico constitui um conjunto de medidas que impactam positivamente a qualidade de vida da população humana e inclui serviços como o acesso à água potável e o tratamento de esgoto. Apesar de ser comum associarmos saneamento básico a apenas esses serviços, ele inclui também a limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, bem como a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Todos nós temos direito ao saneamento básico, entretanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 4,2 bilhões de pessoas vivem sem acesso a ele. 

Quando falamos em abastecimento de água potável, estamos nos referindo ao tratamento e distribuição de água de qualidade para a população e que pode ser consumida sem colocar em risco a saúde humana. A coleta e o tratamento de esgoto, por sua vez, garantem que o esgoto seja captado e os contaminantes neles presentes sejam removidos, permitindo que ele possa ser devolvido ao ambiente sem causar danos. De acordo com a ONU, mais da metade da população não tem acesso a esgoto tratado.

A limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dizem respeito à coleta e tratamento de lixo urbano. Um descarte incorreto do lixo provoca poluição do meio ambiente e está relacionado com o surgimento de doenças. O lixo lançado no meio ambiente, por exemplo, pode acumular água e se tornar um local de proliferação do mosquito-da-dengue. O lixo também favorece a proliferação de ratos, que estão relacionados com a leptospirose.

Por fim, temos a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, um serviço do saneamento básico relacionado com a água das chuvas. Sem a drenagem e manejo adequado das águas pluviais urbanas, estamos sujeitos a riscos maiores de inundações, enxurradas e alagamentos.

Por que o saneamento básico é importante?

É fundamental para melhorar a qualidade de vida de uma população. Quando as pessoas não têm acesso à água limpa e serviços eficientes de tratamento de esgoto, por exemplo, estão mais sujeitas a doenças, tais como diarreia, leptospirose, entre outras. Segundo a ONU, todos os dias mais de 800 crianças morrem de doenças como diarreia e outras infecções causadas por falta de saneamento e água contaminada.

Pessoas doentes têm impacto negativo nos sistemas de saúde de uma região, uma vez que há custos para o tratamento dessas pessoas. Podemos concluir, portanto, que, quando investimos em saneamento, temos redução nos gastos com tratamentos de saúde.

A falta de saneamento básico também tem impacto no desenvolvimento econômico de uma região. Áreas sem saneamento apresentam menos investimentos, o que resulta em uma redução na geração de empregos. O turismo, por exemplo, não é desenvolvido nessas áreas, uma vez que regiões com problemas de esgoto, de abastecimento de água e de limpeza são pouco atrativas para visitação.

Não podemos nos esquecer também de que onde há saneamento básico há uma maior preservação do meio ambiente. Ao tratarmos o esgoto, por exemplo, garantimos que esse material não atinja os ambientes aquáticos e, desse modo, preservamos esses ecossistemas.

Ouça esse musica e responda as questões abaixo. Ela fala de um grande problema de saneamento básico, que pode prejudicar nossa saúde.

Saneamento Básico, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com
Saneamento Básico, an interactive worksheet by celpedroni
liveworksheets.com

6 thoughts on “4. A Luta Pelo Básico – Saneamento Salvando Vidas?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *