Construindo Nossos Vasos


Categories :

Onde plantar uma horta em casa?

Engana-se quem acha que só casas com jardins têm espaço para uma horta. Você pode plantar uma até mesmo em vasos e deixar dentro de casa. A horta só vai precisar se adaptar ao espaço e recursos disponíveis.

Se a sua casa ou apartamento recebe muito sol o dia todo, você pode ter uma horta completa, com hortaliças, leguminosas, ervas, entre outras espécies. E pode deixar os vasos nos ambientes despreocupadamente.

Caso contrário, se tiver poucas horas de luz, o mais indicado é deixar temperos e ervas em locais com mais luminosidade, como sacadas, varandas ou janelas.

Agora faça uma lista dos nove erros no seu caderno da gravura abaixo:

foto horta 1foto horta 2

Como plantar?

Existem várias opções para quem quer ter uma horta em casa. Primeiro de tudo, é importante pensar no espaço onde vai plantar, considerar as espécies e avaliar qual modelo combina melhor com você.

Para quem tem área externa, pode plantar direto na terra as sementes ou mudas. Os vasos são perfeitos por serem práticos e combinarem tanto com quem mora em casa quanto em apartamento. São várias opções de materiais, formatos e cores. Mas, é imprescindível observar se o vaso é furado no fundo, para drenar a água e não encharcar as espécies.

As jardineiras são ótimas para aquelas pessoas que não têm muito espaço, porque elas podem conter mudas de diferentes tipos. Só é necessário ter cuidado para escolher apenas as espécies que convivem bem com outras, que não é o caso da hortelã e da salsinha, por exemplo.

Algumas misturas que dão certo: manjericão, cebolinha e manjerona; tomilho, sálvia e alecrim.

Outra opção para quem sofre com a falta de espaço é criar uma horta vertical, aproveitando as paredes e espaços que não são utilizados. Os temperos podem ser plantadas em vasos ou em estruturas de madeira.

Também existe a alternativa de utilizar materiais reciclados para criar sua horta. Latas, potes de vidros, caixas de leite e garrafas pet são saídas baratas e sustentáveis, mas é preciso sempre lembrar sobre a importância de furar o fundo dos recipientes. Até canecas e xícaras podem ser belos vasos para mini-hortas.

Como preparar o solo?

Pode ter certeza de que essa é uma das etapas mais importantes para o sucesso da sua horta.

A terra precisa ter uma adubação equilibrada, seja em canteiros, vasos ou caixas. O ideal é misturar duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico ou húmus de minhoca e uma parte de areia.

O canteiro ou vaso não pode ter pedras e o solo deve estar bem fofo para que as pequenas raízes encontrem espaço livre para o desenvolvimento. A profundidade ideal para os canteiros é de 30 centímetros, no mínimo, para o bom enraizamento das plantas. Caso seu terreno seja muito argiloso, acrescente areia junto ao adubo para que ele fique mais permeável à água.

Horta Comunitária, an interactive worksheet by Alexandre12
liveworksheets.com

Quais espécies plantar?

Para cada caso, existe uma melhor opção. Cada uma das espécies precisa de um tipo de tratamento específico e tem um ciclo de crescimento próprio. É bom sempre se informar se aquilo que está escolhendo é o mais recomendado para você.

Separamos aqui algumas espécies que desenvolvem bem em determinados ambientes. Porém, antes de adquirir, certifique-se de que é uma boa escolha para onde vai plantar, segundo as condições do ambiente.

Grandes espaços: chicória, couve-flor, espinafre, abobrinha, alecrim, milho, quiabo, repolho, boldo, berinjela, tomate, vagem, salsão, sálvia e ervilha-torta.

Pequenos espaços (varandas, vasos ou pequenos quintais): coentro, hortelã, manjerona, manjericão, salsinha, tomilho, rabanete, rúcula, alface, agrião, cebolinha, orégano e beterraba.

Viu como não é tão difícil ter a sua horta em casa? Com um pouco de cuidado e vontade, você pode ter sempre à mão os seus ingredientes preferidos.

6 thoughts on “Construindo Nossos Vasos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *